INSS inicia volta gradual do atendimento com perícia médica suspensa

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As marcações devem ser feitas pelo ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 13 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Após sete adiamentos consecutivos, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram nesta segunda-feira, 14, a volta gradual do atendimento presencial tanto da capital quanto do interior sergipano. Segundo o gerente-executivo do INSS em Sergipe, Raimundo Brito, a perícia médica segue suspensa por prazo indefinido e apenas segurados agendados serão atendidos, de segunda a sexta, das 07h às 13h. As marcações devem ser feitas pelo ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135.

Gerente-executivo do INSS em Sergipe, Raimundo Brito (Foto: arquivo pessoal)

“Retomamos o atendimento hoje, mas somente para aqueles segurados que agendaram previamente a presença através do site ou telefone”, destaca Raimundo Brito. Ainda segundo ele, serão priorizados, nesta primeira fase de reabertura, a avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional, itens considerados mais importantes para que o órgão possa retomar o atendimento presencial neste momento.

Em relação à perícia médica, Raimundo diz que a suspensão continua por tempo indeterminado. “Ocorreu hoje em duas agência de Aracaju um certo tumulto porque houve uma falha de comunicação com a Subsecretaria de Perícias Médicas. Deixaram a agenda dos médicos peritos aberta e o pessoal foi marcando a consulta. Mas eles ainda não voltaram as atividades”, informa o secretário-executivo.

Dessa maneira, enquanto a perícia segue paralisada, Raimundo orienta que o segurado encaminhe através do portal Meu INSS o relatório médico. “Alguns médicos estão trabalhando em casa. Após a análise do relatório, o segurado pode receber uma antecipação do pagamento, que gira em torno de um salário mínimo”, salienta.

Demais serviços

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam disponíveis pelos canais remotos, o Meu INSS (gov.br/meu inss, site e aplicativo) e telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, a fim de continuar prestando serviço de qualidade aos cidadãos que têm dúvidas em relação a serviços e benefício.

por João Paulo Schneider 

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