Instabilidade climática avança para o litoral sergipano

Ai instabilidade climática provocará céu encoberto, parcialmente nublado com possibilidade de grandes pancadas de chuvas (Foto: Pixabay)

O temporal que vem acometendo algumas cidades do interior sergipano, como Tobias Barreto, Aquidabã e Umbaúba, por exemplo, tende a continuar nos próximos dias. Entre o próximo sábado, 8, e o domingo, 9, no entanto, a tendência é que as chuvas volumosas e intensas possam de dissipar para o litoral de Sergipe.

Segundo o coordenador do Centro de Meteorologia do Estado, Overland Amaral, a instabilidade climática provocará céu encoberto parcialmente nublado com possibilidade de grandes pancadas de chuvas nos municípios de Pirambu, Japaratuba, Pacatuba, São Cristóvão, e Aracaju. “As chuvas irão continuar e se estender até outros municípios”, afirma.

Overland também destaca que as chuvas convectivas –  que ocorre quando a massa de ar quente eleva-se até às camadas mais frias da atmosfera – serão as protagonistas a partir da próxima quarta-feira, 12. “A tendência é que no Centro Sul Sergipano e algumas regiões do Alto Sertão ocorra a incidência desse tipo de chuva”, alerta. “Claro que também há a possibilidade de ocorrer nas regiões litorâneas”, acrescenta.

Queda da ponte de Porto da Folha

O meteorologista também explicou as razões que levaram a queda da ponte que liga o povoado Ilha de Ouro até ao assentamento em Nossa Senhora da Conceição, no município de Porto da Folha, na noite da última terça-feira, 4. Para Overland, a queda da ponte se deu em virtude do tamanho da estrutura não ser suficiente para resistir ao volume das águas. “Ela caiu porque a ponte é muito pequena e não dá vasão para a drenagem de água”, afirma.

Ainda segundo Overland, é natural que em períodos de muitas chuvas incidentes como esse aconteçam, já que a estrutura de muitas pontes, segundo o meteorologista, não apresenta um boa resistência as intempéries da natureza.

por João Paulo Schneider  e Yago de Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais