Itaporanga comemora emancipação política

0

Itaporanga comemora 155 anos
O município de Itaporanga D´Ajuda comemora, 155 anos de emancipação política, neste sábado, 28. As comemorações iniciarão às 18h30, com a banda Filarmônica percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade e seguem com apresentações dos grupos folclóricos – Samba de Coco, São Gonçalo, Pífano e Reisado – encerrando com show da cantora itaporanguense Kelli Mello, na Praça da Estação.

Itaporanga D’ajuda fica localizada a 29 km de Aracaju e tem uma população de 30 mil habitantes. A cidade teve inicio com a chegada do grupo indígena liderado pelo cacique Surubi que chegou com seu povo à procura de melhores condições de vida. Ele batizou o rio que acompanhava o adensamento florestal de Irapiranga que mais tarde os portugueses rebatizaram de Vaza-Barris. À localidade o povo de Surubi chamou de Itaporanga que hoje pode ser traduzido de Pedra – Bonita.

A Matriz de Nossa Senhora D´Ajuda é o mais cobiçado monumento de nossa cidade. A elevação de Nossa Senhora D´ajuda, em 1845, como padroeira inicia parte da história. A matriz já foi mudada de local devido às cheias do Vaza Barris. Ela foi palco e esteve inteiramente envolvida na maior briga da história de Itaporanga: o conflito entre Barnabé de Sá Souto Maior e D. Domingos Dias Coelho, conflito esse que durou 30 anos. A igreja matriz é símbolo do catolicismo de Itaporanga.

Prefeitura

Construída em 1925, a prefeitura de Itaporanga torna-se por tanto um monumento muito antigo. Sua construção como podemos ver data da época em que Itaporanga ainda era vila e que foi tomada pelos tenentistas. A prefeitura foi reformada na administração de Miguel Pereira Sobral (1949) passando pela mais recente reforma em 1997, na administração de César Mandarino.

Programação

19 h – Filarmônica Nossa Senhora D´ajuda (pelas ruas da cidade, com chegada na Praça da Estação)

20 h – Apresentações de grupos culturais: Reisado da 3ª idade As Filhas da Maria, São Gonçalo do povoado Campos, Samba de Coco da Ilha de Men de Sá, Grupo de Dança Juventus, Reisado de Juarez, Pífano de Seu Dica, Grupo de Dança Live (Aracaju), Capoeira Axé Aidê (participação especial de componentes da cidade de Estância)

A festa será finalizada com grande show com cantora itaporanguense Kelly Mello.

                                      

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais