Jiboia é encontrada em área residencial de Nossa Senhora do Socorro

Animal foi entregue por moradores a alunos do curso de veterinária da UFS e resgatado pela Adema (Foto: Adema)

A equipe de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), foi acionada, nesta sexta-feira, 3, para realizar o resgate de uma cobra jiboia na Universidade Federal de Sergipe, UFS. O réptil foi entregue por moradores do bairro Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro, Grande Aracaju, aos alunos do curso de medicina veterinária.

Segundo o médico veterinário da Adema, Daniel Allievi, que coordenou a operação, a cobra foi encontrada por um aluno da Universidade Federal numa localidade chamada Prainha, numa área de mangue já desmatada e próxima a residências. A cobra foi contida pelos moradores, colocada em um vaso plástico e encaminhada para a universidade, para o departamento de medicina veterinária, onde os estudantes acionaram a equipe da Adema.

“Ao chegarmos ao local identificamos que se trata de uma cobra jiboia, do sexo masculino, medindo aproximadamente 60 cm de comprimento. No exame que fizemos foi possível constatar que o réptil silvestre estava bem fisicamente, isento de parasitas, de problemas de pele, gastroenterite, fungos ou bactérias dermatológicas comuns à espécie”, explicou.

O fiscal da Adema disse ainda que aproveitou a oportunidade para orientar os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária sobre importância da conservação e atenção ao correto manuseio de répteis silvestres encontrados em áreas urbanas. “Ressaltamos que a Adema possui profissionais treinados para realizar o manejo, contenção física, e identificação e tratamento das principais enfermidades que acometem aos répteis”, destacou o veterinário.

Depois de verificar que o réptil estava saudável ele foi encaminhado para soltura em área de reserva ambiental. Ocorrências como essas podem ser direcionadas à Adema, de segunda à sexta-feira, das 10 às 13h, através do telefone 79 3198-7190.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais