Jurados absolvem acusados de matar idosa em Aquidabã

Cova onde corpo da idosa foi encontrado (Foto: Arquivo/Grupo WhatsApp)

Acusados pela morte da idosa Vaudira Joaquim de Jesus, 63, foram absolvidos pelo corpo de jurados constituído na Comarca de Aquidabã. Os réus, José Lima Santos, Atelmir Lima dos Santos e James Lima dos Santos foram presos e denunciados pelo Ministério Público Estadual como responsáveis pela morte da idosa. O corpo da idosa foi encontrado no ano de 2017 enterrado em uma cova localizada em um terreno de propriedade de José Lima, o principal acusado pelo desaparecimento, morte e ocultação do cadáver.

Mas os membros do Conselho de Sentença, que se reuniram na terça-feira, 23, na Comarca de Aquidabã, reconheceram que os réus, que responderam ao processo judicial, não tiveram participação no crime. Como consequência, na madrugada desta quarta-feira, 24, o juiz Samuel Rigueira de Castro Coutinho, substituto da Comarca, que presidiu o júri, assinou o alvará de soltura, absolvendo todos os três réus.

O crime

A idosa desapareceu da residência, no povoado Arranhento, no município de Aquidabã, em agosto de 2017 e o corpo dela foi encontrado no dia 7 de agosto daquele ano, em uma cova localizada pela Polícia Civil dentro de uma propriedade de José Lima, o principal suspeito pelo desaparecimento, morte e pela ocultação do cadáver. Os três foram apontados como responsáveis pelo crime e a motivação seria uma desavença entre as duas famílias originada em 2015, quando um dos filhos de José Lima foi assassinado em uma confusão entre as duas famílias.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, na época, José Lima e os filhos teriam invadido a residência de Vaudira para resgatar um cavalo de sua propriedade que o filho da vítima teria se apossado em consequência de uma dívida.

Na confusão, o filho de José Lima foi baleado. Revoltado, José Lima teria invadido a casa de Vaudira, e estaria armado acompanhado pelos filhos. Nesta nova confusão, Vaudira foi atingida por um tiro na perna. Em consequência dessa ocorrência, José Lima passou a responder processo por tentativa de homicídio.

Conforme a denúncia, dias antes da audiência relativa à tentativa de homicídio, o acusado José Lima teria ameaçado a filha dela, dizendo que as mataria. Dias depois, a idosa desapareceu e o corpo, já em estado de putrefação, foi encontrado na cova, em propriedade de José Lima, após o registro de desaparecimento feito pela família da vítima em boletim de ocorrência prestado na Polícia Civil.

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais