Lagarto será o primeiro município a ter postos de lavagem ecologicamente corretos

0

Genival Nunes, presidente da Adema (Foto: Portal Infonet)
“Lagarto será o primeiro município sergipano a ter postos de lavagem de veículos ecologicamente corretos”. A informação foi dada na manhã desta quarta-feira, 29 pelo presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Genival Nunes, quando da participação do Seminário sobre o Pré-Sal realizado no Universidade Federal de Sergipe.

De acordo com Genival Nunes, todos os postos de lavagem que foram interditados no início de setembro por conta de uma determinação do Ministério Público do Estado no município, estão se adequando às normas ambientais. “Em Lagarto nós conseguimos transformar um limão em uma limonada. Para se adaptar às normas ambientais, os donos desses postos precisam de dinheiro. Para isso, firmamos um contrato com o Banese, que muito gentilmente abriu uma linha de crédito [Fundo de Aval], o que facilitou a vida dos proprietários”, explica Genival Nunes.

Com a liberação do crédito, os empresários do ramo que já deram entrada nos pedidos de licença ambiental junto à Adema, começam a fazer a instalação das caixas dotadas de filtros [para separar a água do óleo] impedirá que a água suja e os resíduos sejam despejados na rua, indo naturalmente para os rios e córregos, causando a poluição do meio ambiente.

“Lagarto será seguramente o primeiro município de Sergipe onde os postos de lavagem de veículos funcionarão ecologicamente corretos”, acredita o presidente da Adema acrescentando que atualmente os 16 estabelecimentos interditados voltaram a funcionar, mas fazendo apenas a lavagem simples, ou seja, sem a utilização de óleo.

Por Aldaci de Souza

Comentários