Lançado oficialmente, Android 11 só deve chegar ao Brasil em 2021

0
celularnamao_fotosevement_311019-e1572564113146.jpg
São mais de dez novas funções que virão com a atualização do Android 11. (Foto: Sevement/Pixabay)

O Google anunciou no dia 8 deste mês a atualização do sistema operacional, o Android 11. Até o momento, a nova versão lançada está disponível apenas para celulares fabricados pelo Google e smartphones das marcas chinesas Xiaomi, OnePlus, OPPO e Realme. A nova versão do sistema está em fase de testes e aprimoramentos, estima-se que a atualização chegue ao Brasil no próximo ano.

De acordo informações divulgadas pelo Google, as novas funções que o Android 11 vai trazer foram desenvolvidas a partir da necessidade de usuários em relação à segurança  e privacidade, gravação de tela integrada e facilidade de acesso para aplicativos de comunicação . Confira algumas das novidades:

  • Bubbles: essa função tornará as mensagens de aplicativos de conversa mais acessíveis, o usuário não vai precisar entrar no aplicativo para responder mensagens;
  • Gravação de tela integrada: com essa ferramenta, as gravações de tela poderão ser feitas sem precisar baixar nenhum aplicativo;
  • Acesso às opções de privacidade facilitadas: essa opção certifica o usuário de que aplicativos terceiros tenham acesso à câmera, contatos, microfone ou local apenas uma vez;
  • Modo escuro: a função permite personalizar temas claros e escuros nos apps.

Novas medidas de privacidade e segurança

O analista de infraestrutura e sistemas de telecomunicações, Sálvio Reis, fala sobre a importância das atualizações nos sistemas operacionais e avanços na privacidade e segurança dos smartphones. “O principal dessa atualização é o fácil acesso em relação à privacidade e segurança. Agora, o sistema garante a proteção de dados e informações pessoais”, explica. 

Ao levar a fase de testes e aprimoramento em consideração, o analista prevê que a atualização chegue ao Brasil em meados de 2021 e  cita a demora como um fator preocupante dos avanços e atualizações. “A demanda é solicitada há muito tempo, principalmente por conta das alterações nas medidas de segurança”, pontua.

Período de atualização

A fase final de desenvolvimento acabou e o Android 11 pode começar a ser liberado a qualquer momento, porém a instalação depende da empresa fabricante do smartphone.

A recomendação é de não buscar por versões piratas e realizar a instalação da versão oficial através da central de atualização do próprio aparelho.

Por Isabella Vieira e Verlane Estácio

Comentários