Livro sobre missão presbiteriana será lançado

Analisar a atuação da Missão Central do Brasil, organização vinculada a Igreja Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos. Este é o tema do livro ‘Fontes para a História da Educação: Documentos da Missão Presbiteriana dos Estados Unidos no Brasil’ que será lançado pela professora-doutora, Ester Vilas-Bôas do Nascimento, no próximo dia 15 de maio, às 18h, na Universidade Tiradentes, Campus Farolândia, no Bloco D. 

Este livro toma como fontes principais dois livros de ata da própria Missão (1897-1912, e 1904-1937) e do livro de Minutas do Conselho Brasileiro da Missão Brasil (1912-1937). Para Ester Vilas-Bôas do Nascimento, “o objetivo principal deste livro é oferecer aos pesquisadores um corpus documental composto por três livros de ata, digitalizado em CD Rom, por ser uma fonte de difícil acesso”. 

Realizado com o financiamento da FAPITEC/SE (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe) e com o apoio da Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL). Ester Vilas-Bôas fez questão de destacar a importância dessa agência de fomento, a FAPITEC/SE, financiando a publicação de livros e contribuindo de forma decisiva na difusão de pesquisas realizadas em várias áreas para o Estado de Sergipe. 

O livro também é o resultado do projeto de pesquisa ela desenvolve no Núcleo de Pós-Graduação em Educação (NPED) da Universidade Tiradentes (Unit) sobre a presença da cultura norte-americana na cultura brasileira através de associações voluntárias protestantes presentes no Brasil durante o século XIX. 

A Missão

A Missão Central do Brasil atuou na Bahia, Sergipe, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás durante cem anos (1871 a 1971) organizando mais de cem escolas – primárias, secundárias, escolas de enfermagem, escolas normais – além de igrejas, hospitais, ambulatórios, seminários e orfanatos. A análise desses documentos permite reconstituir o movimento de entrada e saída dos missionários e oferecer pistas quanto à paulatina implantação do seu projeto civilizador no interior do Brasil.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais