Mais um Ecoponto em Aracaju é inaugurado no bairro Ponto Novo

Mais um Ecoponto de Aracaju é inaugurado no bairro Ponto Novo (Foto: PMA)

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, na manhã desta quinta-feira, 11, o mais novo ecoponto de Aracaju. Localizada no bairro Ponto Novo, a Estação de Entrega Voluntária é fruto de um investimento de quase R$ 165 mil, com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), e tem como finalidade fortalecer as ações de combate ao descarte irregular de resíduos na capital sergipana. Com a unidade do Ponto Novo, o município passa a contar com cinco ecopontos já em atividade.

O gestor enfatizou, ainda, que a meta da Prefeitura é entregar, até 2024, mais 16 pontos para o manejo correto e tratamento dos resíduos na cidade. “Temos avançado de maneira significativa nesta ideia, de tornar Aracaju uma cidade cada vez mais sustentável, e seguiremos trabalhando de maneira efetiva para alcançar este objetivo”, afirmou.

Ecoponto

Assim como as demais áreas erguidas na cidade para o recebimento de resíduos, a Estação de Entrega Voluntária do Ponto Novo possui uma caixa estacionária de 5 m² para volumosos, uma caixa de 30 m² para embalagens e objetos de origem não industrial e quatro contentores de 240 litros, além de um contentor de um mil litros para resíduos recicláveis e eletrônicos. Localizado na rua Massaranduba, o ecoponto funcionará de segunda à sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Ele ocupa uma área total de 732 metros quadrados.

“É com grande satisfação que inauguramos o quinto ecoponto, possibilitando que, cada vez mais, Aracaju atenda aos requisitos da política nacional de resíduos sólidos. Nossa capital está na vanguarda da limpeza pública, atendendo 100% da coleta domiciliar e destinação final, e trabalha pela redução dos resíduos, eliminando pontos de descarte irregular, conforme foi estabelecido no nosso plano de gestão integrada”, salientou o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas.

Ecopontos em funcionamento

O projeto para a construção dos ecopontos começou a ser colocado em prática na gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira, dentro das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico. O primeiro foi implantado no bairro Industrial, zona Norte, como projeto piloto, em agosto de 2018. Nos anos seguintes foram entregues as unidades dos bairros Coroa do Meio, Santos Dumont e 17 de Março.

Desde a inauguração do primeiro ecoponto, o quantitativo de resíduos coletados nas Estações de Entrega Voluntária somam 7.577,42 toneladas de volumosos e resíduos da construção civil. Somente em 2021, os pontos de coleta receberam, juntos, 978,15 toneladas de volumosos e 1.473,24 toneladas de resíduos da construção civil, totalizando 2.451,39 toneladas.

Acompanharam a inauguração a vice-prefeita Katarina Feitoza, os vereadores Ricardo Vasconcelos, Breno Garibalde e Sargento Byron, além de secretários municipais, servidores e a comunidade em geral.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais