Manifestações culturais e ambientais no Dia do Rio Sergipe

O Dia do Rio Sergipe foi uma sugestão do jornalista Osmário Santos, sendo que a data foi estabelecida através de um projeto de lei da deputada estadual Ana Lúcia (PT). Foi em 3 de novembro de 1825 que oficialmente o rio Sergipe foi reconhecido como o que banha o município de Aracaju.

E para marcar a data, serão realizadas manifestações culturais e ambientais. A programação da quinta-feira começará a partir das 8h30, na Orlinha do bairro Industrial. Vão acontecer apresentações de música, batuques, danças e teatro. Tudo para chamar atenção da sociedade para os problemas vividos pelo rio Sergipe.

“Segundo estudos do Comitê da Bacia do rio os principais problemas são o lixo, os esgotos e o desmatamento e ocupação desordenada de suas margens”, informa a deputada Ana Lúcia. Ela lembrou que o ato do dia 3 não é só uma ação comemorativa do rio Sergipe, mas uma etapa dentro de uma série de atividades de sensibilização das autoridades e da população para a revitalização.

O rio Sergipe nasce na Serra Negra, localizada na divisa entre os Estados da Bahia e Sergipe. Em terras sergipanas entra por Nossa Senhora da Glória e de lá percorre seus longos 210 quilômetros até desaguar no oceano Atlântico. Nesse caminho, ele atravessa 26 municípios em Sergipe.

PROBLEMAS – Os principais problemas hídricos e ambientais da bacia são lixeiras a céu aberto, deficiências de sistema de esgoto, desmatamento, contaminação por fontes diversas e irregularidades no abastecimento de água, má qualidade de água, uso intensivo de agrotóxicos, desperdício de água, exploração de areia/argila, queimadas, deficiência de educação ambiental, pesca e caça predatórias e enchentes.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais