Manifestantes passarão o carnaval acampados na SMTT

0

Depois do protesto em que manifestantes do Movimento do Passe Livre – MPL – se acorrentaram às escadarias da Prefeitura Municipal de Aracaju, agora é a vez da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito receber os integrantes, mesmo no período carnavalesco. Há cerca de duas semanas, membros do MPL estão acampando em uma sala de reunião, sem previsão de deixar o local.

“A nossa solicitação é de que seja feita uma audiência pública. Não pretendemos sair daqui até que o superintendente [Bosco Mendonça] se pronuncie”, diz Jonas Santos, estudante do Colégio Estadual Tobias Barreto.

O agravante é que hoje, a partir das 13h, a SMTT fecha as portas por conta do carnaval, mas mesmo assim o MPL promete deixar lá dentro um mínimo de sete manifestantes, que só entram no próximo revezamento na quarta-feira de Cinzas.

“Não conseguimos encontrar nenhuma razão que justifique a falta de pronunciamento do superintendente. Tivemos apenas uma reunião com ele, e não uma audiência pública como a gente vem solicitando”, declara Wesley Soares, estudante de Ciências Sociais da UFS. Durante o período carnavalesco, militantes estarão também do lado de fora da SMTT, passando alimentos por meio de uma grade e promovendo debates sobre os motivos da manifestação.

A intenção do grupo é conseguir a realização de uma audiência pública com o poder municipal. Agora eles não estão protestando somente contra o aumento da tarifa, querem um estudo do sistema de transporte da cidade e são a favor da total municipalização.

O Superintendente da SMTT, Bosco Mendonça, declarou que não sabe informar por que os estudantes ainda continuam protestando. Segundo ele, a audiência já foi legalizada e várias reuniões foram mantidas com o grupo. “Eles já conversaram com o secretário do governo, Oliveira Júnior, e até com o prefeito Marcelo Déda”, disse ele, afirmando ainda que o cumprimento das reivindicações do MPL é “praticamente inatingível”.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais