Meteorologia prevê trimestre chuvoso em todo o estado

0

O boletim Climático, desenvolvido pelo Centro de Análises e Previsão do Tempo e Clima, Meteorologia e Mudanças Climáticas – CMT, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), aponta para um trimestre (junho, julho e agosto) com volumes médios de chuva que variem entre 137mm e 680mm aliviando os municípios atingidos pela escassez hídrica em Sergipe. Os dados são compilados pela Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente – Serhma.

“A previsão para precipitação de chuvas apresenta o Nordeste brasileiro como um todo em condições de anomalias positivas, inclusive o estado de Sergipe, com 45% de probabilidade de ocorrências de chuvas acima das médias climática, portanto, a previsão para o estado de Sergipe neste trimestre é de chuvas na faixa normal ou acima da normalidade climatológica, com possibilidade de ocorrência de eventos extremos”, observa o meteorologista da Serhma, Overland Amaral.

O meteorologista informa ainda que após esse trimestre, nos meses subsequentes, os setores centro-sul do Maranhão e Piauí, bem como boa parte do interior semiárido do Nordeste, entram no período climatológico de estiagem. Segundo Overland Amaral, devido ao grande volume de chuva dos últimos meses, no momento não temos secas hídricas severas e nem mesmo seca agrícola. A tendência climática para junho, julho e agosto são de chuvas acima da média, o que ajudará os municípios no quesito de escassez hídrica.

Fonte: ASN


Comentários