Ministério do Trabalho lança Projeto Consórcio Social da Juventude

Nesta segunda-feira, 25 de julho, a partir das 9 horas, o Ministério do Trabalho, através da Delegacia do Trabalho, estará lançando o Projeto Consórcio Social da Juventude. A solenidade deve contar com as presença do prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, de secretários municipais, além de prefeitos do interior do Estado. O objetivo do projeto é possibilitar a inserção no mercado de trabalho de jovens que nunca trabalharam com carteira assinada.

Em Aracaju o consórcio vai ser coordenado por Marisa Ramos e a instituição âncora escolhida para coordenar, executar e avaliar os trabalhos foi a Sociedade Eunice Weaver de Aracaju, que funciona sob a direção de Maria Auxiliadora Moura Vasconcelos. Na primeira etapa o projeto vai atender a cerca de 1200 jovens. Eles serão qualificados com um curso de 400 horas.

Dentro do programa de atividades estão previstas aulas de qualificação básica, incluindo noções de valores éticos da cidadania, valores humanos, inclusão digital, apoio e elevação de escolaridade, educação ambiental, saúde e qualidade de vida. Depois do curso os jovens serão encaminhados a conquistar o primeiro emprego.

De acordo com a delegada do Trabalho, Lourdes Correia, os jovens têm encontrado muitas dificuldades para conseguir o primeiro emprego, em função disso o Governo Federal resolveu ampliar o projeto. A coordenadora do Consórcio explica que o projeto trata-se de um viés do Programa Nacional de Incentivo ao Primeiro Emprego. Maria Auxiliadora lembra que a empresa interessada em participar do Projeto deverá estar cadastrada no Ministério do Trabalho como participante e o jovem cadastrado deve esperar para ser chamado por ordem de inscrição.

Os critérios para os participantes são está estudando ou já ter concluído o Ensino Médio ou Fundamental, ter entre 16 a 24 anos e nunca ter trabalhado com carteira assinada e ter uma renda mínima per capta de meio salário mínimo. A Sociedade Eunice Weaver está localizada à Rua Simeão Sobral, 1075- bairro Santo Antônio – Aracaju – Sergipe – Tel – 3215-0435. Coordenação Geral Marisa Ramos.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais