Missas de Cinzas atrai multidão para Catedral Metropolitana

Missa de Cinzas atraiu multidão de fiéis.
Preparar os católicos para a celebração mais importante do ano, a Páscoa. Esta é a definição da Missa de Cinzas, realizada nesta quarta-feira, 25, na Catedral Metropolitana, no centro de Aracaju.  A missa atraiu uma multidão de fiéis, que lotou a igreja, para dar início ao período da Quaresma. Seguindo um ritual católico, as pessoas receberam na testa uma marca feita com cinzas, em forma de cruz, para purificação de pecados.

O padre Jerônimo Peixoto, que realizou a celebração desta tarde, explica que a missa de Cinzas tem um significado espiritual muito importante. “Ela dá início a um período mais intenso de jejum, oração, penitência e conversão verdadeira, que culmina na comemoração da ressurreição de Jesus Cristo, durante a Páscoa”, informa.

Cinzas

Jerônimo Peixoto destaca que a marca da cruz, feita com cinzas, é a simbologia externa da transformação interior. “As cinzas levam os católicos a reflexão da necessidade de se aproximar mais de Deus”, ressalta o padre. A simbologia faz o homem lembrar que “ele é feito do pó”, conforme o texto bíblico.

A dona de casa Aniralda Souza participa todos os anos da missa e afirma que “os 40 dias da Quaresma servem para buscar a presença de Deus e sentir alegria pela ressurreição de Jesus”. Ela costuma realizar jejuns e orar com mais freqüência nestes dias. Já a aposentada Alina Calazans considera essencial a prática diária da oração, para que no período da Quaresma, “haja apenas uma renovação da conversão espiritual”.

Por Valter Lima

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais