Monitor indica aumento da área com seca grave em Sergipe

Seca e estiagem atingem com frequência municípios de Sergipe (Foto: Defesa Civil de Sergipe)

Entre dezembro e janeiro, o Monitor de Secas identificou o aumento da área com seca grave em Sergipe passando de 11,29% para 22,43%. Esta é a maior área com seca grave desde janeiro de 2020 (24,09%) e o percentual é o maior entre os estados do Nordeste no mês de janeiro deste ano.

O monitor aponta ainda que em Sergipe, houve expansão da área com seca grave como resultado da combinação de chuvas abaixo da normalidade e temperaturas acima da média nos últimos meses. Já no litoral, devido às precipitações acima da média, a seca suavizou, passando de moderada para fraca. Desde outubro do ano passado, 100% do território sergipano passa por seca.

Em termos de severidade do fenômeno, 12 estados tiveram o agravamento da seca entre dezembro e janeiro: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Em outras quatro unidades da Federação, o grau de severidade da seca se manteve: Bahia, Distrito Federal, Maranhão e Rio de Janeiro. Por outro lado, em quatro estados aconteceu uma atenuação da seca: Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No Nordeste, devido às chuvas abaixo da média e ao aumento das temperaturas em janeiro, houve leve piora na condição de seca, marcada pelo aumento das áreas com seca fraca e/ou moderada em parte do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia. A porção de seca grave no norte de Sergipe também se expandiu, passando a influenciar parte do território alagoano. Por outro lado, houve uma pequena redução da área com seca moderada no Maranhão, devido à ocorrência de chuvas acima da normalidade.

Por João Paulo Schneider
Com informações da ANA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais