Moradores de áreas de risco debatem atuação em situações de desastre

0
Moradores de áreas de risco de Aracaju se reuniram na noite desta terça-feira, 30, a convite da Defesa Civil (Foto: Ascom)

Moradores de áreas de risco de Aracaju se reuniram na noite desta terça-feira, 30, a convite da Defesa Civil, para compartilhar experiências acerca da prevenção e enfrentamento às situações de desastre. Os participantes fazem parte de grupos voluntários – Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) – dos bairros Porto Dantas, Cidade Nova, Jabotiana e Zona de Expansão.

Major Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil de Aracaju

“Esse evento representa a integração da população que mora em áreas de risco e que teve treinamento abalizado pela Defesa Civil para saber como atuar em situações de desastre. Hoje, eles estão se conhecendo, trocando experiências e nós estamos apresentando o projeto da Defesa Social para tornar a cidade resiliente e passando a importância dos Núcleos Comunitários na ação. Passamos também conhecimento técnico do que vem sendo implementado pela Defesa Civil e ministramos palestras sobre como gerenciar informações relacionadas a desastres”, detalha o Major Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

Para o major Silvio Prado, o evento estreita laços entre a Defesa Civil e a população. “Aqui temos a população apresentando as demandas dos seus bairros e a Defesa Civil tentando solucionar as situações e usando os moradores como mão de obra técnica para minimizar os impactos dos desastres, informar sobre eventos e orientar como proceder em situação de desastre”, opina.

Minerval Souza é do Nudecs do bairro Porto Dantas

Minerval Souza, que é do Nudecs do bairro Porto Dantas, conta que o encontro foi proveitoso e que todos os participantes puderam das ações desenvolvidas em suas comunidades. “Apresentamos algumas coisas que fizemos junto à Defesa Civil nas comunidades e que foram muito gratificantes para o povo. Com a chegada dos Nudecs, obtivemos conhecimento que possibilitaram ações benéficas em situações que envolvem enchentes, sistema de esgoto e água.

Nudecs

Em Aracaju existem, atualmente, 4 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Os grupos voluntários foram formados nos bairros Porto Dantas, Cidade Nova, Jabotiana e Zona de Expansão. Essas localidades possuem em comum a vulnerabilidade à situações adversas, com alto índice estatístico de número de solicitações à Defesa Civil municipal, especialmente no período com o maior volume de chuvas.

Os grupos receberam capacitação da Defesa Civil, e seus membros passaram a contribuir de forma voluntária para a redução de riscos em suas comunidades. Os Núcleos mantém diálogo permanente com o órgão e atuam enquanto multiplicadores de boas práticas de Defesa Civil.

Por Verlane Estácio com informações da PMA

Comentários