Moradores de áreas de risco debatem atuação em situações de desastre

Moradores de áreas de risco de Aracaju se reuniram na noite desta terça-feira, 30, a convite da Defesa Civil (Foto: Ascom)

Moradores de áreas de risco de Aracaju se reuniram na noite desta terça-feira, 30, a convite da Defesa Civil, para compartilhar experiências acerca da prevenção e enfrentamento às situações de desastre. Os participantes fazem parte de grupos voluntários – Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) – dos bairros Porto Dantas, Cidade Nova, Jabotiana e Zona de Expansão.

Major Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil de Aracaju

“Esse evento representa a integração da população que mora em áreas de risco e que teve treinamento abalizado pela Defesa Civil para saber como atuar em situações de desastre. Hoje, eles estão se conhecendo, trocando experiências e nós estamos apresentando o projeto da Defesa Social para tornar a cidade resiliente e passando a importância dos Núcleos Comunitários na ação. Passamos também conhecimento técnico do que vem sendo implementado pela Defesa Civil e ministramos palestras sobre como gerenciar informações relacionadas a desastres”, detalha o Major Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

Para o major Silvio Prado, o evento estreita laços entre a Defesa Civil e a população. “Aqui temos a população apresentando as demandas dos seus bairros e a Defesa Civil tentando solucionar as situações e usando os moradores como mão de obra técnica para minimizar os impactos dos desastres, informar sobre eventos e orientar como proceder em situação de desastre”, opina.

Minerval Souza é do Nudecs do bairro Porto Dantas

Minerval Souza, que é do Nudecs do bairro Porto Dantas, conta que o encontro foi proveitoso e que todos os participantes puderam das ações desenvolvidas em suas comunidades. “Apresentamos algumas coisas que fizemos junto à Defesa Civil nas comunidades e que foram muito gratificantes para o povo. Com a chegada dos Nudecs, obtivemos conhecimento que possibilitaram ações benéficas em situações que envolvem enchentes, sistema de esgoto e água.

Nudecs

Em Aracaju existem, atualmente, 4 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Os grupos voluntários foram formados nos bairros Porto Dantas, Cidade Nova, Jabotiana e Zona de Expansão. Essas localidades possuem em comum a vulnerabilidade à situações adversas, com alto índice estatístico de número de solicitações à Defesa Civil municipal, especialmente no período com o maior volume de chuvas.

Os grupos receberam capacitação da Defesa Civil, e seus membros passaram a contribuir de forma voluntária para a redução de riscos em suas comunidades. Os Núcleos mantém diálogo permanente com o órgão e atuam enquanto multiplicadores de boas práticas de Defesa Civil.

Por Verlane Estácio com informações da PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais