Moradores de condomínio no Santa Lúcia estão as escuras

Escuridão na Estrada da Cabrita, via de acesso ao Portal das Flores (Fotos: Portal Infonet)

Os moradores do condomínio Portal das Flores, inaugurado em fevereiro desse ano e situado na Estrada da Cabrita , anexo ao Bairro Jabotiana, na área do município de São Cristóvão, têm reclamado da falta de serviços básicos como iluminação pública, pavimentação e transporte público. A área é composta por novos empreendimentos imobiliários e segundo a síndica do Portal das Flores, Joicy Celiani, construtoras entraram em acordo com prefeitura de São Cristóvão e assumiram responsabilidade de implantação de iluminação pública e pavimentação do acesso aos condomínios.

De acordo com as denúncias dos moradores, logo na curva que dá acesso a Estrada da Cabrita há um buraco onde foi feito um serviço da Deso, porém não foi concluído. “Com as chuvas, a superfície começou a ceder e as tubulações encheram de terra”, conta a síndica. Além disso, ainda segundo a síndica, os usuários de transporte público precisam andar mais de um quilômetro para pegar um ônibus. Por fim, o conselheiro Bonfim afirma que os moradores estão pagando taxa de iluminação sem receber o benefício.

Síndica Joyce e conselheiro Bonfim conversaram com equipe de reportagem do Portal Infonet

De acordo com o conselho sindical do condomínio Portal das Flores, foi encaminhado o pedido de uma linha de ônibus que circule na Estrada da Cabrita para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). “Nós enviamos um ofício para Nelson Felipe da SMTT e depois de passar pelo setor de transporte, uma linha foi disponibilizada para essa região, porém só não foi liberada a circulação do ônibus por conta da via de acesso ao nosso condomínio que está inviável com tantos buracos. E também pela falta da iluminação, uma coisa está ligada a outra” disseram.

AC Engenharia

De acordo com o gerente de relacionamentos da AC Engenharia, Agnaldo Pardo, a construtora firmou compromisso de pavimentar apenas a rua em frente ao condomínio Portal das Flores, adquirir e colocar postes, fios e demais estruturas de iluminação

Memorial descritivo da AC Engenharia sobre condomínio. Ver item 6.1

para que assim a Energisa e Prefeitura de São Cristóvão instalem a rede de baixa tensão, braços e lâmpadas para o funcionamento da iluminação na rua. “Já instalamos os postes e protocolamos pedido a Energisa há algum tempo, falta à concessão entre a empresa e Prefeitura para a colocação da rede baixa”, afirma.

Sobre o buraco, “precisamos esperar o período de chuva passar para que a água baixe e possamos retirar toda areia que entrou nas tubulações e a Deso conclua o serviço”, explica.

Prefeitura de São Cristóvão

De acordo com a Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente, Maria Olivia, quando as construtoras foram fazer o orçamento na Energisa para colocação da rede de

Ofício da Prefeitura enviado a síndica

tensão, a Prefeitura enviou um documento autorizando o implante. “Fiz contato com uma das construtoras e soube que o orçamento foi aceito e já está em fase de assinatura de contrato para colocação da rede baixa de tensão”, informa. O acordo entre as partes ainda prevê que a taxa de iluminação vai para a prefeitura de São Cristóvão.  

Olivia diz não estar ciente da cobrança dessa taxa de iluminação denunciada pelos moradores. “Vamos fazer contato com a Energisa para saber o por que dessa cobrança de iluminação pública indevida”, promete.  

Por Ícaro Novaes e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais