Moradores do Padre Pedro realizam protesto

0

Manifestantes queimam pneus como forma de protesto (Fotos: Portal Infonet)
Moradores do conjunto Padre Pedro, localizado no bairro Santa Maria, realizaram na manhã desta quinta-feira, 27, manifesto em uma das ruas do conjunto. De acordo com os moradores, cerca de 16 ruas estão intransitáveis por conta da grande quantidade de buracos no local.

Além disso, os moradores alegam que o bairro está carente de todos os recursos básicos que a população tem direito. “Estamos aqui para cobrar segurança, saneamento básico, saúde, precisamos de tudo”, reclamou um dos moradores do conjunto, Edir Alves.

Durante o manifesto, os moradores queimaram pneus às margens da rua, causando dificuldade no trânsito. Logo após o início do manifesto, policiais chegaram ao local para conter a população, que causou conflito entre os residentes do conjunto e os policiais. “É um absurdo isso, o direito de se manifestar, de reivindicar está na constituição”, ressaltou o manifestante Washington Oliveira, indignado pelo fato da polícia tentar coibir o protesto.

Morador do conjunto, Edir Alves

Segundo as pessoas que moram no local, o índice de violência vem crescendo assustadoramente e a falta de saneamento básico vem trazendo muitos problemas. “As ruas estão interditadas de tantos buracos, de vez em quando cai alguém dentro deles”, disse a moradora Maria da Conceição, que informou também que por conta da interdição das ruas, a coleta de lixo nessas ruas não está sendo feita.

“A gente tem que deixar o lixo em uma carroça, que fica em outra rua porque é só lá que o pessoal da coleta tem acesso ao bairro”, declarou a moradora.

Prefeitura

Um dos buracos das ruas do conjunto Padre Pedro
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju vai investir mais de R$ 13 milhões em obras de infraestrutura no bairro Santa Maria. Realizada em conjunto com o Governo do Estado, a iniciativa compreende serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e implantação de redes de água e esgoto nos conjuntos Governador Valadares, Padre Pedro e comunidades Terra Dura, Maria do Carmo e Senhor do Bomfim.

A primeira parte da obra é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que fará a implantação das redes de água, esgoto e drenagem. Somente quando esta etapa estiver com cerca de 60% concluídas a Emurb dará início à segunda fase, com a terraplenagem e pavimentação das vias da localidade.

Por Danielle Menezes e Raquel Almeida

Comentários