Morre o Pe. Leon Gregório

0

Padre Leon Gregório (Foto: Divulgação)
Na madrugada desta segunda-feira, 3, faleceu no Hospital São Lucas, em Aracaju, o Padre Leon Gregório, 85, que vinha sofrendo um quadro de enfermidade nos últimos meses. Nascido na Bélgica, o padre será velado no Jardim do Padre, na cidade de Nossa Senhora da Glória, e o sepultamento será realizado na manhã desta terça-feira, 4, na mesma cidade.

Breve Trajetória religiosa

Padre Gregório iniciou sua trajetória celibatária em 15 de setembro de 1948, tendo sido ordenado Padre em 1953. Nascido em Barchon (Bélgica), ele atuou como missionário e professor na cidade européia até o ano de 1965, até que foi convidado a fazer a ser o 1º Bispo da Diocese do município de Propriá, em Sergipe.

Posteriormente também trabalhou como Pároco dos municípios de Canhoba, Amparo do São Francisco, Telha e Propriá, até 1971, deixando um apanhado de contribuições para a evangelização espiritual nas respectivas cidades. O Padre Gregório também fundou o Colégio Santo Antônio, além da Igreja de São Pedro.

Nossa Senhora da Glória

Assume em 21 de março de 1971, a Paróquia de Nossa Senhora da Glória, envolvendo regiões circunvizinhas, deixando-a em 6 de fevereiro de 2000, tornando-se o Pároco Emérito. Muito querido por todos que mantinham contato com o padre, especialmente pelos mais necessitados, ficou conhecido pelos trabalhos em prol da natureza, dos pobres e da difusão do amor divino.

Nos últimos anos, o Padre Gregório vinha lutando pela construção da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, em Nossa Senhora da Glória, que foi erguida e inaugurada com a ajuda do amigo e compadre Gonçalo José dos Santos, na manhã deste último domingo, 2.

Por Victor Hugo

*matéria alterada às 19h02 para correção de informação

Comentários