Mototaxistas realizam nova manifestação no Centro da capital

0

Capitão Gilmar diz que mototaxis estavam bloqueando as ruas
Mais um confronto entre mototaxistas e agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) provoca a intervenção da Polícia Militar.

De acordo com o Capitão Gilmar, do Grupamento Tático de Motos (Getam), na manhã desta segunda-feira, 22, algumas ruas do centro foram interditadas pelos mototaxistas. “A SMTT solicitou o nosso apoio porque os motoboys estavam confrontando os agentes, então foi necessário a ação de um efetivo maior”, explica.

Cerca de 150 policiais, incluindo a polícia montada e o Getam, conseguiram intervir na ação e desbloquear as ruas. “Foram mais de 15 motocicletas recolhidas e encaminhadas ao pátio da SMTT e uma pessoa que tentou resistir acabou sendo presa e conduzida até a 2° Delegacia Metropolitana”, relata capitão Gilmar.

Capitão Gilmar ainda pontuou que foi necessária a utilização de bombas de efeitos moral para conter os manifestantes. “Eles enfrentaram a nosssa ação e tivemos que colocar ordem, mas tudo de maneira ordeira”, pontua.

Mototaxistas

Mototaxistas tiveram motos apreendida
Segundo os mototaxistas, os policiais agiram de maneira truculenta e que não houve nenhum tipo de manifestação. “Nossas motos estavam estacionadas e não estavam obstruindo as ruas. Não houve nenhum tipo de manifestação que precisasse dessa a confusão toda. Eles já chegaram agredindo”, acusa o motoboy Jalmir dos Santos.

Jalmir ainda disse que cerca de 30 motos foram apreendidas sem que os proprietários estivessem envolvidos na confusão. “Teve gente que não tinha nada com o problema e teve a moto levada pelos policiais. Agora vamos ter que pagar uma multa para retirar a moto de lá”, lamenta.

Segundo o motoboy Alex Marques, as motos são instrumentos de sobrevivência de muitos mototaxistas. “Tem gente aqui que tira o sustento da família trabalhando com a moto. Não somos marginais para sermos espancados e presos, somos trabalhadores”, ressalta.

Por Alcione Martins e Kátia Susanna

Comentários