MPE dá prazo de 12h para SMTT adotar novas medidas contra o Covid-19

Segundo a promotora de Justiça do Consumidor, Euza Missano, as recomendações do MPE buscam impedir uma rápida disseminação do vírus (Foto: Ana Lícia Menezes/PMA)

O Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE), por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor, recomendou que a Superintendência de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) oriente, no prazo emergencial de 12 horas, todas as empresas que realizam o serviço de transporte público na capital para obediência às normas necessárias à contenção do Covid-19.

Segundo Missano, MPE continua à disposição da sociedade sergipana através da sua ouvidoria (Foto: MPE?SE)

Segundo a promotora de Justiça do Consumidor, Euza Missano, as recomendações do MPE buscam impedir uma rápida disseminação do vírus. Ainda segundo Missano, o MPE continua à disposição da sociedade sergipana através da sua ouvidoria. “Essas medidas mostram que nós ainda estamos tratando da doença em regime de plantão para conter o avanço do Covid-19”, destaca a promotora.

As principais recomendações do MPE foram:

Estabelecer limite para transporte de usuários, sem exceder à capacidade de passageiros sentados, coibindo aglomeração em corredor, evitando o máximo de exposição ao contágio do Covid-19;

Reforçar as medidas de higienização no interior dos veículos como medida adequada para evitar a proliferação do coronavírus;

Manter a fiscalização integral do transporte coletivo público na cidade de Aracaju;

Manter, em todos os pontos de parada de ônibus da cidade de Aracaju, aviso, de forma ostensiva e em local visível a todos os usuários, com informativo sobre a distância recomendada entre usuários em fila de espera, evitando aglomeração e maior contato entre os cidadãos, para que seja evitada a contaminação pelo Covid-19, com orientação sobre higienização necessária;

SMTT

A SMTT informou, através de nota, que as medidas preventivas estão sendo executadas para tentar conter o avanço do novo coronavírus também no serviço de transporte público da cidade. “Essas medidas incluem o reforço na higienização dos ônibus com um produto específico, instalação de recipientes com álcool em gel em todos os terminais de integração, reforço no abastecimento de sabão líquido nos banheiros dos terminais, redução da frota em horários de menor fluxo de passageiros e a orientação no embarque realizado nos terminais para evitar aglomerações dentro dos veículos”, destaca.

Ainda segundo a entidade, a SMTT tem disseminado informações acerca dos cuidados básicos para evitar o contágio, através de cartazes, panfletos e redes sociais. “A SMTT reforça que ações estão sendo executadas diariamente para o combate do novo coronavírus e que, na medida do possível, as recomendações do MPE serão atendidas.”, finaliza a nota.

Setransp

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), informou que as empresas de ônibus estão buscando fazer a parte delas na conscientização dos passageiros para evitar lotação nos ônibus, evitar proximidade em filas dos Terminais de Integração e conta com o entendimento da própria população de que nesse momento de pandemia é importante colaborar para com a prevenção. Ainda segundo o sindicato, está sendo rotineira a higienização dos ônibus e terminais, e incentivada a lavagem das mãos e o uso de álcool tanto para colaboradores como para o passageiros, contribuindo com a saúde pública.

Por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais