Nova rebelião é registrada na Usip

0

Nova rebelião foi registrada na Usip (Fotos: Portal Infonet))

Internos subiram no telhado e tentaram fugir (Foto: reprodução/RP)

De acordo com o Cabo Amintas da RP, a intenção dos adolescentes era fugir do local

Por conta da suspeita de fuga de um interno, policiais fizeram buscas  nas proximidades

GTA foi chamado para realizar o patrulhamento do local

Adolescentes da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) se rebelaram novamente na manhã desta terça-feira, 30. Exaltados, os jovens quebraram alas, subiram no telhado e arremessaram objetos contra os agentes de segurança e policiais.

Esta é a segunda rebelião em menos de quatro dias. A última foi registrada na sexta-feira, 26, quando os internos causaram confusão e quebra-quebra no local.

O Batalhão de Choque e a Radiopatrulha precisaram ser acionados para conter os internos. De acordo com o Cabo Amintas da RP, a intenção dos adolescentes era fugir do local. “Eles não fizeram exigência alguma. Estavam em cima do telhado tentando fugir e arremessando telhas e objetos nos agentes e nos policiais”, conta.

Pelo menos duas alas, além de colchões, bebedouros e até encanamentos foram destruídos pelos adolescentes. As equipes permanecem no local fazendo a contagem dos internos. Há a possibilidade de fuga de um interno, por conta disso, policiais fizeram buscas pelos arredores e uma equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA) foi chamada para realizar o patrulhamento da área.

Renascer

A assessoria de comunicação da Fundação Renascer enviou nota à imprensa para esclarecer a situação. Confira a nota na íntegra:

"A diretoria executiva da Fundação Renascer vem, por meio desta, informar que na manhã de hoje, uma rebelião generalizada ocorreu na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip). Foi necessária a intervenção da tropa de Choque da PM que foi acionada pela direção e com o suporte da assessoria de segurança da unidade controlou a situação.

Durante a rebelião houve danos materiais e na estrutura física de algumas alas. Um socioeducando saiu ferido e até o momento não há confirmação de evasão, porém há a suspeita de que o mesmo esteja escondido nas dependências da unidade. O socioeduando ferido foi conduzido ao hospital para receber sutura.

Após a situação controlada, de imediato uma equipe de manutenção foi conduzida para fazer os reparos necessários. Salientamos ainda que não houve confronto direto e nem danos físicos aqueles que desempenhavam suas atividades na Usip.

A diretoria informa ainda que aguarda a verificação das imagens das câmaras de monitoramento e o relatório da direção da unidade para que sejam apurados através dos procedimentos administrativos (sindicância administrativa e inquérito administrativo) os atos ou omissões que ocasionaram fato de tamanha proporção, em razão de se tratar do mesmo plantão do recente tumulto nesta unidade".

Por Verlane Estácio

A matéria foi alterada às 16h23 para acréscimo de nota enviada pela Fundação Renascer.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais