O que é o “Tilt” e como Profissionais de Poker o evitam?

(Foto: Pixabay)

O termo “tilt” é muitas vezes usado entre amantes de poker e especialistas. Mas o que realmente significa esse termo em inglês? Resumidamente, estar em “tilt” significa que você estará tomando suas decisões no poker com base em suas emoções, deixando de lado todas suas estratégias e boas decisões nas mesas de poker online ou até mesmo jogando poker presencial.

Contudo, e para que possam maximizar suas chances de sucesso, os jogadores profissionais sabem perfeitamente lidar com toda essa situação de “tilt”, não deixando que os “bad beats” ou mãos de puro azar permitam controlar suas decisões em suas próprias mãos. Por isso mesmo é que, por exemplo, a gestão de banca é crucial, ajudando a controlar suas emoções.

Para além disso, escolher jogar poker grátis ou até em salas de poker que ofereçam bons bônus, como é o caso do GGPoker, são passos determinantes para obter um conhecimento profundo do jogo. Bem como para entender quais são as diferentes estratégias que possam ajudar o jogador, mesmo em situações em que a sorte não está contribuindo em seus resultados.

Como os jogadores profissionais controlam suas emoções?

Primeiramente, um jogador de poker que já obteve sucesso prolongado jogando esse jogo de habilidade sabe perfeitamente que, caso sejam melhores jogadores que seus adversários, a longo prazo a realidade matemática irá acabar os beneficiando. Logo, esse conhecimento faz com que o controle esteja mais presente, pois sabem que será uma questão de tempo até que seus adversários acabam também tendo algumas mãos de puro azar.

Somando a isso, os jogadores profissionais não se dão ao luxo de não controlarem o valor de sua banca. Por isso mesmo é que, geralmente, os próprios profissionais garantem que, quer seja em buy-ins de torneios, ou até mesmo bancas nas mesas, eles não ultrapassam os 10% do valor total de sua banca.

Nesse caso, mesmo que corra de forma ruim, esses jogadores de poker sabem perfeitamente que terão mais oportunidades, em um futuro próximo, para conseguirem demonstrar nas mesas suas capacidades. Certamente que também essa gestão de banca rigorosa contribui muito para que o “tilt” não surja de uma forma tão recorrente. É importante que entenda que o “tilt”, a longo prazo, não irá acabar trazendo resultados positivos, pelo que deverá evitar ao máximo que esse sentimento o perseguia, enquanto está jogando.

Rotinas diárias importantes para um jogador profissional

Para além do conhecimento das regras e de estratégias bem consolidadas, o sentimento de “tilt” no poker pode ser prevenido com uma boa gestão de sua rotina diária. Assim, tal como confessado por muitos profissionais, atividades físicas recorrentes, estudos de mãos e até conversas sobre como melhorar no poker podem determinar um melhoramento de seus resultados a longo prazo.

Sem dúvida alguma que tendo uma vida estável e um corpo saudável são fatores que irão contribuir para que possa estar mais próximo de jogar no máximo de suas capacidades, evitando assim o “tilt”. Logo, faça questão de tentar jogar apenas quando estiver em uma boa situação pessoal e social, bem como um local sossegado, em que permita que você possa pensar bem em todas as decisões que tomar durante suas sessões de jogo no poker online.

Por último, faça questão de somente jogar em variantes de poker ou em modos de jogo que você considere que poderá ter uma vantagem em relação aos restantes jogadores. Essa confiança em sua qualidade de jogo também permitirá que consiga se controlar mais, tendo mais calma para tomar as melhores decisões possíveis, uma vez que acredita que você está longe de ser o pior jogador presente nas mesas de “cash games” ou dos torneios que estiver jogando.

Fonte: Emarket

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais