Obras contra enchentes em Maruim estão avançadas

Obras visam prevenir enchentes e alagamentos na cidade (Foto: Mário Souza/Seinfra)
Dando prosseguimento às obras em Maruim, município a 30 km de Aracaju, o Governo de Sergipe, através da Secretaria do Estado da Infraestrutura (Seinfra), avança com a execução dos trabalhos de prevenção de enchentes e alagamentos na cidade.

O projeto contempla a correção do traçado do rio Ganhamoroba, a dragagem de todo o seu estuário, a construção do gabião – muro de contenção – na área de zona urbana, e a reabertura de canais nos bairros São José e Lachez, além da construção de uma ponte neste último.

Essa nova ponte terá 31 metros de comprimento por 13 metros de largura, estando 3,20 m acima do nível do calçamento da rua. Segundo o secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a ponte antiga dificulta à passagem do rio, o que contribui e muito para os alagamentos no local. “Ela é muito pequena e não comporta a vazão do rio em épocas de chuva. Com apenas 12 metros de

Ponte está em fase de conclusão
comprimento, estrangula a passagem das águas”, explica.

No momento estão sendo concluídas as cabeceiras da ponte e as colocação das ferragens do “limpa-roda”. De acordo com o técnico responsável pela obra, Willian Nunes, a construção já se encontra em estágio avançado. “Só falta a colocação de seis pré-lajes e a concretagem do tabuleiro – parte superior – para a conclusão de toda a ponte”, confirma.

Também está em andamento o projeto de limpeza e alargamento do leito do rio Ganhamoroba para aumentar a sua vazão. Sob a supervisão do DER, foram colocadas escavadeiras para fazer a desobstrução dos canais com o objetivo de facilitar o escoamento da água. Quase um quilômetro de extensão já foi percorrido na execução do trabalho, que também contará com a retirada de cerca de 3,2 hectares de mata que fica as margens do rio, avançando 4 m para cada lado a partir do leito.    

Segundo a dona de casa Maria da Conceição, essa era uma reivindicação antiga dos moradores, que agora está sendo atendida. “Há muitos anos que esperávamos por um governo que fizesse essa obra e até que fim ela está sendo feita”, comemora.

Ainda segundo a moradora, os maruinenses vivem a expectativa da conclusão das obras e relembra a tragédia que atingiu 72 casas. “Com fé em Deus essa obra vai melhorar a vida da gente. Nós vivemos momentos de pânico com a enchente de 2008. A limpeza do rio vai melhorar o escoamento da água, que não vai mais invadir as nossas casas em épocas de chuva”, finaliza.  

Fonte: Seinfra

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais