Obras de revitalização do Velho Chico em Sergipe devem começar em dois dias

O Ministério  da Integração divulgou que o Estado de Sergipe será um dos contemplados com recursos para a revitalização do Rio São Francisco. Serão liberados R$ 4,2 milhões para o início das obras no Estado. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) executará o projeto de contenção do processo erosivo em 2.250 metros nos diques de proteção dos perímetros de irrigação Contiguiba-Pindoba e Betume, nos municípios de Propriá e Ilha das Flores.

 

O objetivo, conforme explicou a assessoria do Ministério, é conter erosões progressivas nas barrancas do São Francisco, provocadas pela alteração do regime fluvial. Caso a obra não aconteça, haverá estragos na infra-estrutura de irrigação e nas redes viárias e de drenagem, bem como ocorrer inundação na cidade de Ilha das Flores e povoados como Betume, São Miguel, Boa Esperança, Santa Cruz e Serrão.

 

Além disso, outro risco poderia ser o de colapso das atividades produtivas, com perdas para a agricultura numa área de 3,2 mil hectares em Betume e em 1,4 mil hectares em Cotinguiba-Pindoba. O prejuízo poderia atingir 1,7 mil pequenos irrigantes e a interrupção de 11 mil empregos diretos e indiretos.

 

O projeto deve ser posto em execução nos próximos dois dias e os recursos vêm do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais