Ônibus: aumento de tarifa não agrada

0

Nova tarifa pode ser uma das maiores do país (Fotos: Portal Infonet)
Todos os anos a tarifa de transporte público em Sergipe é reajustada e para 2011, a previsão é um aumento de 16,67%, o que significa que o custo da passagem pode aumentar de R$ 2,10 para R$ 2,45. Esse possível aumento foi apresentado pelo Sindicato das Empresas em Transporte de Passageiros (Setransp) e segue em negociação junto à Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT).

A população que utiliza o serviço de transporte público demonstra insatisfação com o aumento. “É um absurdo, os ônibus demoram, vêm cheios demais, não tem nenhum tipo de conforto e ainda querem aumentar o valor da passagem!”, protestou a estudante Adriana de Souza, que depende do transporte público para estudar e trabalhar diariamente. Além desses pontos, a população comenta
Usuários demonstram insatisfação com aumento de mais de 16%
que com o aumento do valor, Aracaju passará a ter uma das maiores tarifas do país.

Setransp

O superintendente da Setransp, José Carlos Amâncio, conta que os custos do transporte público são altos e por isso a tarifa precisa ser reajustada. “Qual a cidade que tem um sistema 100% integrado? Qual a cidade que integra quatro municípios em um mesmo valor de passagem?”, questionou o superintendente, quando criticado pelo fato de outras cidades, maiores que Aracaju, possuírem um valor mais baixo de tarifa.

José Carlos Amâncio afirma que os custos do transporte são altos
Para ele, qualquer tipo de comparação é indevida, afinal, cada estado possui o seu sistema de transporte, com tarifas, percursos e custos diferentes. “Em outros estados, você paga duas passagens e faz um percurso menor que o que faz aqui, pagando apenas uma passagem”, ressaltou.

Para ele, é preciso reavaliar e reduzir os custos e, além disso, é preciso mais incentivo público. “Acho que a gente precisa ampliar a discussão do Plano Diretor e pensar na cidade sob o ponto de vista do transporte público”, coloca José Amâncio, como uma possível solução para o problema.

SMTT

Segundo a assessoria do diretor de transporte público da SMTT, o aumento da passagem está em fase estudo junto com a superintendência e até o dia 15 detse mês. O órgão se posicionará sobre o assunto.

Por Danielle Menezes e Aldaci de Souza

Comentários