Operação recupera cerca de 600 celulares que serão devolvidos aos donos

Aparelhos roubados e furtados serão devolvidos aos proprietários no dia 1º de setembro, na Acadepol

Os celulares recuperados serão devolvidos aos proprietários no dia 1º de setembro (Foto: SSP/SE)

A Polícia Civil de Sergipe recuperou cerca de 600 celulares roubados e furtados durante a Operação Última Chamada, ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Sergipe está entre os estados que mais localizaram aparelhos com restrição de roubo e furto. Os celulares recuperados serão devolvidos aos proprietários no dia 1º de setembro, na Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Para facilitar a consulta, o Núcleo de Modernização e Inovação Tecnológica da Polícia Civil desenvolveu uma página específica para que pessoas que tiveram celulares roubados ou furtados verifiquem se o aparelho foi recuperado na operação. A consulta já está disponível em celularseguro.pc.se.gov.br.

“Nessa página, a pessoa vai informar o CPF, a data de nascimento e vai verificar se aquele aparelho subtraído foi recuperado. Se houver uma confirmação da recuperação, essa pessoa vai receber as instruções para comparecer à Academia de Polícia Civil na data de devolução”, explicou a delegada Rosana Freitas, coordenadora das delegacias da capital.

Operação continua

De acordo com o delegado-geral Thiago Leandro, Sergipe se destaca nacionalmente pela recuperação de celulares e pelo combate à receptação. “Nós focamos e nos especializamos em combater a modalidade de receptação. Então, minando o receptador, nós diminuímos os índices tanto de furto como de roubo e até mesmo impedimos o crime de latrocínio em relação ao aparelho celular”, ressaltou.

Delegada Rosana Freitas, delegada Luciana Pereira e o delegado-geral Thiago Leandro participaram da coletiva (Foto: SSP/SE)

Nesta etapa da operação, o foco foi a recuperação dos aparelhos para possibilitar que as vítimas tenham de volta os bens subtraídos. Segundo a delegada Luciana Pereira, as ações de localização e apreensão continuam até o dia 31 de agosto. “Nessa última semana, tivemos êxito com a apreensão de aparelhos. A operação não acabou. Nós vamos mantê-la até o dia 31 de agosto para que, no dia 1º, na Acadepol, possamos fazer a devolução desses aparelhos”, detalhou.

Orientações

Para reduzir os riscos de acesso aos dados pessoais em caso de furto ou roubo, a Polícia Civil orienta que os usuários não deixem o aparelho em modo avião e mantenham, sempre que possível, recursos de segurança como biometria digital ou facial ativados.

Operação

A Operação Última Chamada foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com foco no enfrentamento ao furto e ao roubo de celulares, além da recuperação dos aparelhos subtraídos. Em Sergipe, as ações também buscam combater grupos criminosos envolvidos nesses crimes e a cadeia de receptação.

Fonte: SSP/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários estão fechados.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais