Operadoras deverão instalar 5.489 postos de atendimento pessoal no país

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As operadoras de telefonia fixa do país deverão instalar, até o final de 2005, 5.489 postos de atendimento pessoal. A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – assinou hoje, dia 21, um Termo de Ajustamento de Conduta com a Brasil Telecom, Telefônica e Telemar.

 

O documento garante a instalação dos postos para oferecer pelo menos cinco serviços básicos aos assinantes: atendimento sobre contestações de débitos, emissão de segunda via de contas, solicitação de reparos, religação de linhas e atualização de cadastros. Após a privatização das companhias telefônicas, a população passou a ser atendida, na maioria das vezes, por serviços informatizados via internet e pelos call center.

 

A exigência da abertura de postos de atendimento pessoal estava prevista nos contratos de concessão, mas, segundo a Anatel, não era cumprida pelas operadoras. Por conta disso, a Agência chegou a aplicar mais de R$ 20 milhões em multas.

 

A assinatura do Termo pelas três empresas, que cobrem 100% do território nacional, será feita de forma gradual até o final do ano e deverá atender os municípios que tenham pelo menos 700 linhas telefônicas fixas particulares individuais ou comerciais. As cidades menores deverão contar com postos itinerantes que funcionarão pelo menos uma vez por semana.

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