Orla Pôr do Sol é novo cartão postal de Aracaju

Orla foi inaugurada nesta sexta-feira, 12 (Foto: Portal Infonet)
Localizada à beira do rio Vaza Barris, a Orla Pôr do Sol, na região do Mosqueiro, foi inaugurada no final da tarde desta sexta-feira, 12. A solenidade contou com apresentações culturais e atividades esportivas, marcando o lançamento de mais um cartão postal de Aracaju.

Após uma maratona de canoa, regata de veleiro e outras atividades durante a tarde, houve, pela noite, o descerramento da placa inaugural do espaço pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, junto com representantes políticos do município. Logo em seguida, a comitiva seguiu até um catamarã, onde acontecia uma apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju no estuário do Vaza Barris.

Descerramento da placa peo prefeito Edvaldo Nogueira
Satisfação

Para Daniela dos Santos, moradora da região, a diferença no local já é perceptível. “Antes era tudo deserto por aqui, hoje mudou tudo. Agora a gente tem onde passear, ver o rio, colocar as crianças para brincar. É muito bom morar em um local assim”, diz a moradora.

As amigas Edivalda Oliveira dos Santos e Maria Tereza dos Santos saíram do bairro Santo Antônio, zona norte de Aracaju, para conferir o resultado das obras. “Está tudo muito bonito. Você ver algo que deu um resultado tão bom assim é lindo. Quem fez tudo isso está de parabéns”, declara Edinalva.

Amigas saem do Santo Antônio para conferir resultado das obras
Lazer e turismo

A Orla Pôr do Sol foi equipada com parque infantil, painel artístico, píer de contemplação da vista, dentre outras opções de lazer para toda a população. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Mosqueiro, Odilon Gomes, o empreendimento foi a concretização de um sonho antigo da população local.

“É muito prazeroso ver tudo isso aqui. Iremos ter bastantes benefícios com a orla. O turismo vai crescer significativamente, além da melhoria da qualidade de vida dos nossos moradores. É gratificante ver a alegria das pessoas”, relata.

Waldoilson Leite, presidente da Funcaju
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite, parabeniza toda a ação de revitalização do local. “Estamos testemunhando o nascimento de mais um equipamento turístico em Aracaju. Isso mostra que as parcerias que foram realizadas estão dando certo, promovendo a plena qualidade de vida da população. O catamarã, por exemplo, fará percursos todas as quartas-feiras, sendo mais um atrativo turístico para a cidade”, avalia o presidente.

Pronunciamento

Odilon Gomes, presidente da Associação de Moradores do Mosqueiro
O prefeito Edvaldo Nogueira e sua comitiva seguiram por todos os 600m de pista da Orla Pôr do Sol, com destino a um palco erguido para o pronunciamento. Segundo o prefeito, a nova orla é o resultado de um investimento de R$ 5.426.000, 00, com recursos do Governo Federal.

“Hoje é um dia muito feliz para mim. Antes, essa região não era vista como um pólo de desenvolvimento. Apesar de ser resultado de um processo bastante complexo, essa obra é emblemática, começando por embelezar a região. Acima de tudo, a Orla Pôr do Sol promoverá o desenvolvimento da localidade, com a presença do turismo e seus benefícios”, aponta o prefeito.

Orquestra Sanfônica apresentando-se em catamarã
Segundo ele, antes mesmo da inauguração da orla, o passeio de catamarã já é considerado o segundo destino turístico do Estado, perdendo somente para o de Xingó. “Esse é um projeto viário, pois foi pensado com o objetivo de ligar a nova orla à ponte Joel Silveira, permitindo a redução de tempo de viajem de Aracaju a Salvador, possibilitando que muitos turistas passem pelo Mosqueiro e a orla”, explica.

Caráter Social

O prefeito ainda pronuncia que as obras da Orla Pôr do Sol trazem também um caráter social. “Social porque vai permitir o progresso e o desenvolvimento para todos os moradores da

Comitiva segue pela Orla Pôr do Sol
região do Mosqueiro. Agora temos dois bares na orla, mas daqui pra frente isso irá aumentar constantemente, também com futuras pousadas, hotéis, e outros empreendimentos que surgirão aqui”, salienta.

Edvaldo diz que poucas pessoas acreditaram na viabilização da obra. “A área de expansão precisa mudar muita coisa. Mas hoje estamos aqui entregando a todos essa belíssima obra, feita com muito trabalho, na tentativa de melhorar a vida dos moradores da Zona de Expansão, sem afastar a população nativa do local. Para isso também pedimos que todos a conservem”, conclui o prefeito Edvaldo Nogueira.

Edvaldo faz pronuncimento à população
Mais atividades

Neste sábado, 13, também haverá competições esportivas aquáticas, das 14h às 17h; e um show com a banda Dekolla, a partir das 18h30. No domingo, as disputas continuam das 9h às 12h, havendo sorteios de brindes entre os participantes.

Por Victor Hugo e Raquel Almeida

 

 

 

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais