Orlinha do bairro Industrial será entregue em agosto

(Foto: Ilustrativa/Arquivo Infonet)

Em agosto, a orlinha do bairro Industrial será entregue à população totalmente revitalizada. As obras de urbanização da Orlinha, na zona norte da cidade, estão em ritmo adiantado e oportunizarão mais um cartão-postal para os sergipanos, em especial a população daquela área. O investimento é de R$ 3 milhões, e os recursos fazem parte do programa Sergipe Infraestrutura, via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os serviços estão sendo executados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (CEHOP).

A obra

Os trabalhos de urbanização do local consistem na duplicação da avenida General Calazans e têm início após a ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros, seguindo até o entroncamento com a rua Mário Matiotti, perfazendo a extensão de 150 metros. Antes estreito, o trecho em questão terá pista de rolamento com largura de 9 metros, totalizando 400 de extensão, canteiro central com um metro de largura e, 2,5 metros de estacionamento.

Parte fundamental do projeto é a implantação das redes de drenagem pluvial e esgotamento sanitário e um muro de contenção às margens do rio Sergipe. Foram construídos 400 metros de calçadão com largura variando entre 3 e 5,5 metros, e ícones em granito com desenhos simbolizando o espaço. Bancos de concreto, guarda-corpo em madeira e concreto, iluminação moderna contendo 12 postes de 16 metros de altura com quatro pétalas cada, e 26 postes decorativos com lâmpadas de vapor mercúrio de 80 watts também contemplam a intervenção.

Respeitando a norma-padrão de acessibilidade, foram implantadas rampas de acesso, piso tátil e sinalização horizontal, a fim de assegurar o trajeto de pessoas com dificuldades de locomoção. Completando os serviços serão instaladas lixeiras específicas e executado o projeto paisagístico com gramado e plantas.

Presente para a capital

De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a obra é mais um grande presente oferecido à capital sergipana.

“Além de fomentar o desenvolvimento turístico, o governador Jackson Barreto tem demonstrado muita sensibilidade ao realizar intervenções urbanas em áreas um tanto esquecidas. Foi assim com a construção da Orla do povoado São Braz em Nossa Senhora do Socorro, com o espaço Zé Peixe, recentemente inaugurado e agora com a urbanização da Orlinha, que ainda contará com um restaurante contemplativo do estuário do rio Sergipe”, exemplifica.

Valmor Barbosa acrescenta que os desdobramentos positivos proporcionados pela obra são inúmeros. “São beneficiados os moradores que terão a autoestima elevada por conta de um espaço de lazer próximo às suas residências, a cidade, que contará com a revitalização de uma parte histórica, a mobilidade urbana que disporá de acesso mais fácil a uma das avenidas que liga a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro e o próprio estado, cujo o trade turístico será acrescido de mais um equipamento urbano”, ressalta.

Outra paisagem

Moradora do bairro industrial desde que nasceu, a dona de casa Ana Clécia Santos, 35, não esconde a satisfação com a obra. “Ficou muito melhor, antes era uma rua estreita cheia de barracos em forma de bares, muito mato e uma escuridão muito grande. Agora está uma maravilha. É outra paisagem, não vejo a hora de ficar pronta e eu poder fazer minha caminhada no calçadão nos finais de tarde”, conta, cheia de orgulho.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais