Pescadores recebem seguro e Ibama fiscaliza venda no defeso do camarão

O defeso do camarão, época reservada para reprodução da espécie, recomeçou nesse fim de semana e prossegue até 15 de janeiro. Em Sergipe, o Ibama começará a intensificar a fiscalização na próxima semana em todo o litoral. As empresas de pescado tem até essa sexta-feira, 7, para declarar o estoque de camarão Ibama.

Pescadores de todo o Estado já começam a se cadastrar nas colônias para ter direito ao seguro-defeso, liberado pelo Ministério do Trabalho. A presidente da Colônia Z-1, Edna Maria dos Santos, estima que aproximadamente mil pescadores se cadastrem para receber o seguro, que equivale a um salário mínimo. “O valor não é suficiente, porque a gente não ganha só isso”, diz Edna.

Pescadores fazem fila na Colônia Z-1 para conseguir seguro-defeso
Segundo a responsável pela fiscalização do Ibama, Simone Gomes, mesmo com as adversidades os pescadores têm respeitado o tempo de defeso. “Eles já têm consciência de que é um período de reprodução importante para que haja produto no resto do ano”, explica. Até sexta-feira o Ibama deve terminar o planejamento de fiscalização para o período de defeso. Além do camarão, a piracema também está protegida da pesca pela época do defeso.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais