Petroleiros discutem o futuro do Petros

Os petroleiros dos Estados de Sergipe e Alagoas vão discutir amanhã, dia 6, o futuro do Fundo de Previdência Complementar da Petrobras (Petros), em um encontro no auditório da Associação de Aposentados e Pensionistas do Sistema Petrobras no Nordeste (Aspene – Rua Própria, 76, em Aracaju), em Aracaju. O encontro começa às 9 horas.

 

O debate, promovido e organizado pelo Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro/ALSE), deve abordar a má aplicação e desvios dos recursos, assinaladas pela CPMI dos Correios, e às vésperas de a Petrobras apresentar propostas para solucionar os problemas do Fundo, inclusive o déficit.

 

De acordo com os organizadores, a principal polêmica ainda é sobre a aceitação da mudança do atual Plano Petros de Benefício Definido (BD) para um Plano de Contribuição Definida (CD), a ser apresentada pela Petrobras. Estarão presentes na atividade representantes da Petros, conselheiros do Fundo eleitos pelos trabalhadores, dirigentes sindicais da Federação Única dos Petroleiros (FUP), do Sindipetro do Rio de Janeiro, da Federação Nacional dos Aposentados, além de petroleiros da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

 

Confira a programação:

 

9 às 13 horas

 

Parte I

Exposição – Pela Defesa de um novo Plano x Defesa do Plano Petros BD

Convidados: Paulo César, Cláudio Alberto, Fernando Siqueira, Paulo Brandão e Guilherme Vasconcelos, conselheiros da Petros eleitos pelos trabalhadores.

Parte II

Intervenções do público

 

13 às 14 horas

 

Almoço 

 

14 horas às 15h30

 

Palestra:

Tema: “A Geopolítica do Petróleo”

Convidado: Fernando Siqueira, diretor da AEPET.

 

Seminário Internacional

Lançamento do Seminário Internacional sobre Geopolítica do Petróleo, Alca e Dívida Externa, que será realizado no mês de junho.

 

15h30 às 17h30

 

Organização de Plano e Calendário de Lutas

Objetivo: construir um Plano de Lutas para a Campanha em defesa das soluções dos problemas com a Petros e definir as táticas de como vamos defender o Plano Petros BD (como vamos debater com toda a categoria, as equipes que iremos construir, identificar quem são os nossos aliados, inimigos, etc.).

 

17h30 às 19h30

 

Reunião com os Novos

Objetivo: Discutir um Plano de Luta pela Isonomia e contra as Discriminações.

Convidados: Representantes dos novos do RJ, PR, MG, SP e AL/SE, e com os membros do CEPEPO.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais