Pipas interrompem fornecimento de energia em três municípios

0
O fornecimento de energia foi normalizado ainda pela manhã (Foto: Energisa)

Pipas na rede elétrica, na sede do município de Propriá, foram as responsáveis por desarmar uma rede de distribuição de energia, interrompendo o fornecimento de energia em três municípios, na manhã desta segunda-feira, 24.

A interferência, ocorrida às 06h49, afetou 3.540 unidades consumidoras das cidades de Amparo de São Francisco, Canhoba e Propriá. As pipas foram encontradas nas imediações do centro de Propriá.

O reestabelecimento de energia aos clientes atingidos começou às 06h52 e, às 10h42, todos os clientes tiveram seu fornecimento normalizado.

As equipes da Energisa corrigiram os defeitos que ocasionaram a falta de energia, retirando todas as pipas da rede e substituindo alguns isoladores que foram danificados pela ação de terceiros.

Com a interferência das pipas na rede de energia, houve interrupção no fornecimento nas estações elevatórias da Deso nas regiões de Canhoba e Amparo do São Francisco, que são clientes essenciais e de grande consumo. O fornecimento de energia nas estações foi normalizado às 07h23, após chegada das equipes da Energisa ao local para inspeção.

A empresa orienta aos pais e responsáveis que não permitam que crianças e jovens soltem pipas perto da rede elétrica, pois há risco de ocorrer vários tipos de acidentes, a exemplo de choques elétricos e atropelamentos.

O assunto é tão sério que, desde 2005, a Energisa promove o Programa Zé da Luz na Escola, composto de peça de teatro, palestra e entrega de cartilha orientativa, com o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre os riscos de se soltar pipa perto da rede elétrica, bem como outros assuntos socioambientais.

Fonte: Energisa

Comentários