Plenária discutirá cobrança pelo uso da água do São Francisco

A XVIII Plenária Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será aberta nesta quarta-feira, 1º de dezembro, no Hotel Parque dos Coqueiros, às 20h. O evento, que tem como tema “O papel do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (CBHSF) no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos”, focará a cobrança pelo uso da água do Velho Chico.

Durante a plenária, que ocorrerá de 1º a 3 de dezembro, será debatida a deliberação sobre proposta do Plano de Aplicação dos Recursos da Cobrança na Bacia Hidrográfica do São Francisco – ano 2011 e  apresentação do processo administrativo 001/2004 – sobre o conflito de uso das águas. Além disso, o debate também será pautado pela apresentação da Eletronuclear sobre a construção de Usinas Nucleares na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco 
 
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a XVIII Plenária Ordinária é uma oportunidade de conhecer como funciona um comitê de rios da União e aplicação de um dos instrumentos de gestão que é a Cobrança pelo Uso da Água. Segundo o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Ailton Rocha, o evento vai demonstrar a gestão de recursos hídricos aos membros dos comitês, mostrando como se deve trabalhar na área e deliberando, assim, as ações desenvolvidas pelo Comitê do Rio São Francisco, obedecendo aos instrumentos da gestão que estar na Lei 9433 de 1997.

Participação

Participarão do evento o presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, Geraldo dos Santos; o secretário-executivo do comitê, José Maciel Nunes de Oliveira; membros dos Comitês de Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas, Goiás e Distrito Federal. Além de representantes do Poder Público Estadual, Federal e Municipal, da Sociedade Civil Organizadora composta por Universidades, Crea, OAB, ONGs, Sindicatos e Cooperativas, Associação de Irrigante, Usuários de água, Industrias, Pescadores, e Entidades que trabalham na área de lazer do rio.

Os membros do CBHSF interessados em participar da XVIII Plenária Ordinária podem confirmar sua presença a partir do email cbhsf.secretaria@agbpeixevivo.org.br.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais