PMA analisará liberação de pequenos eventos na fase verde da retomada

Representantes do setor apresentaram ao prefeito Edvaldo Nogueira um protocolo com sugestões para a retomada de eventos na capital sergipana (Foto: Ana Lícia Menezes)

A Prefeitura de Aracaju vai analisar a possibilidade de liberar a realização de eventos de pequeno porte na fase verde do Plano de Retomada da Economia. Um protocolo com sugestões para reabertura dos eventos na capital sergipana foi entregue nesta sexta-feira, 21, pelos representantes do setor ao prefeito Edvaldo Nogueira.

Entre as sugestões da Associação Brasileira de Promotores de Eventos – Seccional Sergipe (Abrape-SE) para o mês de setembro estão a possibilidade da liberação de música ao vivo nos bares e restaurantes e a liberação de eventos sociais e corporativos com toda as medidas de segurança necessárias.

“Trouxemos um protocolo para a retomada de eventos pós-pandemia e sugestões para os pequenos eventos a nível social. Temos a sensibilidade de entender que eventos grandiosos ainda terão que aguardar a chegada da vacina, mas é necessário a retomada para eventos sociais, esportivos, a nível de drive-in, teatro com 30% da capacidade e tudo com as devidas precauções. Esta foi a nossa sugestão pra que os profissionais voltem a trabalhar”, afirmou o diretor regional da Abrape Sergipe, Fabiano Oliveira.

O documento entregue ao gestor municipal, conforme o vice-presidente da Abrape em Sergipe, o produtor cultural André Villela, foi elaborado com embasamento técnico, assessorado por infectologistas. “Nossa expectativa é que o documento seja analisado com cautela porque é uma classe que anseia pelo retorno. Estamos parados há cinco meses e quando falamos em eventos nos referimos a uma categoria que envolve muitas pessoas, por isso, apresentamos um protocolo para retomada dos eventos, para começar a discutir esse processo. Todo o protocolo da Abrape foi desenvolvido por diversos promotores de eventos do Brasil, com total suporte de infectologistas, embasamentos técnicos e com os protocolos necessários”, destacou.

O prefeito informou que o documento será encaminhado para o setor de Saúde e analisado por uma comissão para que seja encontrada a melhor solução. “O setores de eventos, hotelaria, turismo foram os mais afetados pela pandemia. Sabemos que são segmentos que sofreram um grande baque. Agora estamos retornando as atividades e, na próxima semana, devemos avançar da fase amarela para a verde e quando estivermos nesta última etapa começaremos a liberar, paulatinamente os eventos de pequeno porte, como espetáculos, cinemas, pequenas reuniões entre outras, para que ocorra de maneira segura. Então recebemos o documento da Abrape e vamos encaminhar para o setor de Saúde para que possa ser encontrado o melhor caminho para retomada do setor”, ponderou.

Plano de retomada

Atualmente, Aracaju está na fase amarela do Plano de Retomada Econômica. Nesta etapa, bares e restaurantes foram autorizados a retomar às atividades com a metade da capacidade. Shoppings centers e todos os estabelecimentos incluídos na fase também foram autorizados a funcionar. Os mercados centrais, Virgínia Franco e Thales Ferraz, também voltaram a funcionar e a Prefeitura reabriu parcialmente os estacionamentos públicos da Orla, para atender a demanda de 50% dos bares e restaurantes localizados na região. Caso a cidade avance para a fase verde, poderão ser reabertos cinemas e teatros, com ocupação reduzida, o que possibilitará a retomada gradual de pequenos espetáculos e eventos.

Também acompanharam a reunião o empresário Gustavo Paixão e o vereador Thiaguinho Batalha.

Com informações da PMA e da Abrape

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais