PMA descarta risco de desabamento imediato na calçada da Ivo do Prado

A Prefeitura de Aracaju realizou, nesta sexta-feira, 5, mais uma inspeção técnica para verificar a sustentação da calçada da avenida Ivo do Prado, situada às margens do rio Sergipe. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Defesa Civil municipal e engenheiros consultores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de uma empresa especializada atestaram que, apesar de danificada, a estrutura não oferece risco de desabamento imediato. O Ministério Público de Sergipe instaurou procedimento para investigar a situação.

Em uma avaliação mais detalhada, a Defesa Civil constatou as boas condições do concreto a partir de um equipamento chamado esclerômetro e de um processo químico que não identificou carbonatação no material.

A gestão municipal já tinha conhecimento da necessidade de intervenções na área. Em agosto deste ano, a Emurb solicitou à Defesa Civil um relatório acerca do estado das estruturas, e o documento apontou a necessidade de reparos pontuais em alguns trechos. Desde então, alguns ajustes já foram iniciados. Diante da possibilidade de afundamento da calçada, as equipes de manutenção do órgão são frequentemente acionadas para consertar pequenas rupturas antes que criem um problema maior.

Construída há mais de 20 anos, a estrutura foi afetada, durante todo este tempo, pelo impacto agressivo do movimento do rio, pela maresia, pelas cracas e pelo lançamento de esgoto, o que provoca a corrosão das ferragens em alguns pontos.

A Prefeitura de Aracaju vem adotando medidas para iniciar mais serviços paliativos e obras de contenção nas áreas que demandam cuidados imediatos, a fim de garantir a segurança das pessoas e do patrimônio histórico. Serão dois tipos de trabalho realizados: à priori, será feito um reforço na sustentação de algumas áreas com maior dano; posteriormente, um projeto para reforma geral da estrutura.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais