População opina sobre instalação de câmeras no centro

Da Praça Fausto Cardoso até o Mercado Albano Franco e outras vias do centro serão monitoradas por 16 câmeras 
A instalação das câmeras de segurança no centro de Aracaju, anunciada ontem, 26, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) é uma iniciativa que tem agradado a população. “Com certeza a segurança vai melhorar. Os bandidos vão se sentir mais intimidados, principalmente à noite. O problema depois é ficar abandonado”, afirma o universitário Nilson Santana.  

“Deus queira que funcione. Vai ter menos vandalismo, mas por outro lado as próprias câmeras podem acabar sendo alvos desses vândalos”, declara Noelma Pereira. Já o senhor Luiz Guilherme, pondera: “Só acredito quando eu ver funcionando. Se vier é uma boa, pelo menos vai gravar o rosto do malandro, vamos ver se vão prender depois”. De acordo com a assessoria 

“Deus queira que funcione”, declara Noelma
da SSP, o material que reveste a câmera é muito resistente contra as atitudes dos vândalos e uma pedra, por exemplo, não é capaz de danificar o equipamento.

“Só depois vamos saber se vai ser uma boa porque, não é só colocar, tem que ter manutenção e além das câmeras tem que ter policial senão não resolve nada. A segurança está precária em todo o Estado”, afirma o agente da policia civil Ismael Viera.

A mesma opinião é compartilhada pelo segurança particular Clodoaldo Soares. “Tem que ter mais policia na rua, hoje em dia tem câmara em todos os lugares, ônibus, bancos e mesmo assim os assaltos continuam”. A SSP informa que não há necessidade de

Clodoaldo Soares: “Falta policia na rua”
aumentar o policiamento ostensivo pois as câmera atuarão de forma a potencializar o trabalho das equipes que já circulam a pé ou motorizadas.

Opinião da polícia

Para o presidente da Associação dos Oficias da Polícia Militar e corpo de bombeiro , capitão Samuel, experiências de outros Estados comprovam que o uso das câmeras é eficiente no combate a criminalidade. “Um exemplo concreto foi o Carnaval de Salvador. Eles usaram pela primeira vez as câmeras e o mesmo número de policias e constataram que reduziu o índice de criminalidade e aumentou o numero de prisões e pessoas suspeitas que foram filmadas”, explica.

Samuel diz ainda que no entendimento da Associação esta é uma medida importante. “Vamos ter certeza da punição e a prisão será muito mais rápida. Tendo a imagem dos criminosos, caso a PM não prenda, a Policia Civil pode iniciar um trabalho de investigação e chegar a eles”.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais