Por que o cimento é mais caro aqui do que em São Paulo?

0

Há coisas que não dá para entender, em absoluto. Este é o caso do preço da saca de cimento de 50 quilos. Embora o Estado de Sergipe tenha duas fábricas, de dois grupos fortíssimos – os grupos Antônio Ermírio e João Santos – que produzem cimento da melhor qualidade e baratíssimos, o preço da saca de cimento em nossas lojas é praticamente o dobro do que se praticamente em são Paulo.

De fato, na capital paulista, a saca não custa mais do que 10 reais, enquanto em Aracaju o preço para o consumidor fica entre 18 e 20 reais. Para as construtoras, o preço é de R$ 15,00 – isto é, 50% mais caro do que no mercado paulista, onde, aliás, há mais de 8 fábricas portentosas.

O nosso cimento é mais barato porque é produzido com pedra calcárea, que aflora na terra, praticamente sem precisar de escavações. Por que então temos que ter um preço mais caro? Ademais, são duas fábricas – mas ambas mantém os mesmos preços, como se atuassem em forma de cartel.

Cimento é um produto dos mais importantes em qualquer construção. Não deveria ter esse preço alto que termina inviabilizando qualquer obra, pequena ou grande.

Por Ivan Valença


Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais