Prefeitura de Aracaju atendeu 19 ocorrências após chuvas

Auxílio foi prestado por meio de equipes da Emurb, Emsurb, Semdec e da Secretaria Municipal da Assistência Social. (Foto: Ascom/Semdec)

A Prefeitura de Aracaju atuou durante todo o final de semana para atenuar os impactos causados pelas fortes chuvas que caem sobre a capital nas últimas horas. No total, foram 19 ocorrências registradas, 18 no sábado, 30,  e uma no último domingo, 31.

Todo auxílio foi prestado por meio de equipes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e da Secretaria Municipal da Assistência Social.

A administração municipal já havia sido alertada sobre a possibilidade de chuvas intensas, por isso preparou as diversas equipes e as posicionou em locais estratégicos, aumentando a capacidade de resiliência da capital.

“Com os alertas emitidas pela meteorologia do estado a Semdec acionou o sistema de SMS para preparar os aracajuanos para as chuva fortes. Essas chuvas foram concentradas no sábado e as equipes da Prefeitura estavam na rua desde às 4 horas da manhã. A Defesa Civil cuidou das áreas de risco, a Emsurb os canais, a Emurb desobstruiu as bocas de lobo. É importante frisar que com o volume de chuva que caiu impedir os alagamentos seria impossível, o que a gente faz é tentar minimizar os transtornos”, explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, coronel Luís Fernando.

Foram registradas situações de desabamento, risco de desabamento, risco de queda de árvores e alagamentos. Todas elas devidamente atendidas pelas equipes da administração municipal.

“Neste final de semana atendemos a 19 ocorrências. Hoje tivemos um desabamento de telhado, no bairro Farolândia, o único incidente do dia. Desde ontem atendemos a todas as solicitações e monitoramos as áreas de risco. Foram 111mm de chuva nas últimas 48 horas, a maior parte concentrada no sábado”, aponta o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado.

As equipes da Emurb desobstruíram diversos pontos da rede de drenagem da cidade, em bairros como 13 de Julho, Soledade, Dom Luciano e Santo Antônio.

Aliado a isso, a Emsurb manteve monitorados os canais situados em regiões mais vulneráveis e com histórico de alagamento, a exemplo do conjunto Lourival Batista, avenida Airton Teles, Almirante Tamandaré e Santa Lúcia. Assim como, executou a limpeza das ruas do conjunto Padre Pedro e Morro do Avião.

Todo o trabalho foi acompanhado pela Assistência Social, que prestou todo o apoio necessário às famílias atingidas pelas chuvas, realocando-as quando necessário.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais