Prefeitura recompõe área verde do Tramanday

Ação visa garantir a redução do impacto ambiental na área de mangue (Foto: Emsurb)
Nesta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou a recomposição da área verde no entorno do Parque Ecológico Tramanday, localizado no bairro Jardins. Os serviços estão sendo realizados onde não há proteção de cerca. “Estamos nos empenhando para preservar a área do manguezal utilizando todos os recursos que temos, como a limpeza interna e externa do parque e a melhoria da área verde para evitar o acúmulo de lixo no local”, enfatiza a presidente da Emsurb, Lucimara Passos. 

Para o gerente de Áreas Verdes, Francisco Ney, a medida de organização do espaço externo do Parque Tramanday visa garantir a redução do impacto ambiental em toda a área de manguezal. “Essa nossa ação tem como função a proteção do talude para evitar o assoreamento. Com isso é possível evitar que os resíduos escorram para o mangue e diminuam o fluxo da água”, esclareceu.

A engenheira agrônoma Fernanda Matos, que também acompanha o trabalho no Parque Tramanday, reafirmou a importância da recomposição da área verde do local. “O principal objetivo é evitar a erosão do solo e a formação de barrancos, que atrapalham o fluxo normal da água que é levada para o manguezal”, reforçou.

Etapas

O trabalho da equipe de Áreas Verdes deverá ser realizado em até três dias com a utilização de 500 m² de grama seda e 10 m³ de terra preta. “Vamos utilizar a grama seda por ela ser resistente à água salgada e à sombra”, informou Valdir Santos, que integra a equipe.

“Todo o processo de recomposição da área verde passa pela fase do preparo, que é o nivelamento do solo, a colocação da terra preta, que já é adubada com esterco, e em seguida a colocação da grama seda retirada do Parque da Sementeira”, detalhou Valdir. “Nosso trabalho visa repor a grama onde não existe para ajudar a manter o solo fixo e evitar deslizamentos”, acrescentou.

Limpeza

A Emsurb está dando continuidade à limpeza do Tramanday, com duas equipes, sendo cada uma composta por 12 agentes, apoiados por duas caçambas. A limpeza faz parte de um plano de ação que acontece desde a última sexta-feira. O canal que passa pela região também está limpo através do Sistema de Barragem Móvel, uma técnica de represamento da água que arrasta todo o lixo acumulado através da força da correnteza.

Fonte: Emsurb

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais