Previsão de chuvas pode reabastecer reservatórios de água

O aumento da média geral das chuvas no Estado nas últimas 48 horas confirma a expectativa do Centro de Meteorologia de Sergipe de que o processo de regularização climático pode provocar a normalização do abastecimento de água. A informação da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), é que se chover o que está previsto nos próximos três meses a seca poderá ser amenizada e os reservatórios de água enchidos.

Dados do Centro de Meteorologia apontam que nestes dois últimos dias a região do Baixo São Francisco e Alto Sertão foram as que receberam maior número de chuvas com a média de 74mm/48h. O Centro Agreste recebeu uma média de 60mm, centro Sul e Sul 40mm a 50mm, Capital, Grande Aracaju e Regiões dos Vales Cotinguiba e Riachuelo apontam 40mm.

As trovoadas também são comuns nesta época do ano, durante a transição do Verão para o Outono. “Esses meses serão de instabilidade atmosférica com chuvas e trovoadas em todo o Estado. Estamos em um período de transição. É um processo natural”, explica o assessor.

Previsão

Segundo dados do Centro de Meteorologia, o acúmulo geral de chuvas nos últimos 30 anos (média dos meses de março a maio) registra nas regiões do Litoral e Leste o valor de 550mm, no Sertão 250mm e no Agreste 330mm. E a média de chuva previstas para o mesmo período deste ano é crescente em todas as regiões do Estado. O esperado para as regiões do Litoral e Leste são  563mm, no Sertão 277mm e no Agreste 360mm.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais