Projeto do calçadão da Rua Santa Rosa ainda está em discussão

Rua Santa Rosa onde o calçadão será construído
A possível construção de mais um calçadão no Centro de Aracaju tem gerado elogios e criticas. Enquanto o projeto ainda não está finalizado, sobram especulações sobre a nova via de pedestre, que deve ocupar a Rua Santa Rosa e um trecho da José do Prado Franco, além do Beco dos Cocos.

A rua possui um comércio forte, com dezenas de lojas de roupas, brinquedos, objetos domésticos e calçados. Com produtos a preços populares, a via atrai grande número de consumidores. Para o proprietário de loja, José Luis, que se declara autor da idéia que deu origem ao projeto, “a transformação dessas ruas em calçadão é um desejo antigo dos comerciantes da área”.

José Luis: “calçadão é sonho antigo”
Segundo ele, o calçadão irá dinamizar o comércio no local, além de oferecer maior conforto aos clientes. Opinião essa compartilhada pela comerciante Marilene Neves, que garante que “o calcadão trará mais tranquilidade as pessoas que passam pela área”.

Com o calçadão, os carros deixarão de transitar na área, o que para o gerente de loja Gildenar Andrade, “vai atrair mais público”. Já o presidente do Sindicato dos Comerciários, Ronildo Almeida, afirma que o projeto precisa ser discutido junto aos comerciantes, empresários, sociedade e superintendência de trânsito. “O centro da cidade já possui três calçadões e a construção de mais um deve levar em conta o impacto que isto pode causar, tanto para o comércio como para o trânsito”, ressalta Ronildo.

Ronildo Almeida: “projeto precisa ser discutido”
Projeto em andamento

Segundo o assessor de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Ademar Queiroz, o projeto está passando pela fase de definição do orçamento. “Com a finalização desta etapa, a proposta será levada ao prefeito para que ele analise a viabilidade financeira e abra edital para contratação da empresa que executará a obra”, informa Ademar. De acordo com ele, o projeto será encaminhado ao prefeito nas próximas semanas.

Sobre o tráfego na área, Ademar Queiroz explica que com a aprovação do projeto, a Superintendência de Transporte e Trânsito de Aracaju será acionada para que desenvolva a proposta de adequação do trânsito para a área.

Por Valter Lima

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais