“Química Poética” na sala de aula
Aprender – e ensinar – Química fugindo do tradicional. Esta foi a proposta do escritor e professor Anderson Sant’Anna, autor do livro “Química Poética”, para mais uma das suas turmas. Neste caso tratou-se dos alunos do Ensino Fundamental do Colégio Vetor, no Centro de Aracaju. Os estudantes realizaram um trabalho, para concluir o semestre, no qual musicaram alguns poemas de autoria de Anderson. Um dos grupos que se apresentou foi o J. Químicos, que fez uma paródia da canção “Seu lado”, do Jota Quest. “Para eles é algo completamente diferente da forma que estavam acostumados a ver a Química. Agora, eles estão tendo a liberdade de aproximar o assunto da realidade diária de cada um. Este trabalho, especificamente, é um apanhado geral do que viram durante o semestre. O mais positivo é que temos a certeza de que eles sairão daqui levando o conteúdo na memória”, afirma o professor. Os alunos também disseram que estavam satisfeitos com o método. “Foi um exercício diferente, que uniu criatividade com o conteúdo da matéria que tínhamos na sala”, descreveu a aluna Graciele Lisboa, 19. Para o aluno Thiago Faustino estudar a Química – com auxílio da poesia e da música – fez diferença. “Facilita o aprendizado e permite que a aula seja mais descontraída”, atesta. O escritor explicou a natureza do livro. “Ele traz uma metodologia paradidática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN´S. A Química Poética traz o artifício de dinamizar a aula e trabalhar a abstração da matéria. Não para substituir os livros de Química, mas servindo como reforço para facilitar a memorização e, inclusive, para trabalhar a interpretação de texto, porque hoje em dia os vestibulares das disciplinas exatas também exigem interpretação de texto”, descreve. Confira outros trabalhos do escritor na sessão Novelas On Line do Canal SERGIPE CULTURAL.