Reunião discute ações para o Baixo São Francisco

Codevasf e Governo de Sergipe planejam ações de capacitação no Baixo São Francisco (Foto: divulgação)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo de Sergipe deram início a uma nova etapa para a realização de ações conjuntas no território do Baixo São Francisco Sergipano. Nessa quinta-feira, 30, foi realizada uma reunião com lideranças comunitárias e representantes de associações para o levantamento de necessidades de capacitação na região. O encontro ocorreu no auditório Escritório de Apoio Técnico da Codevasf, em Propriá.

A ação da Codevasf contou com a participação da Assessoria de Acompanhamento de Projetos para o Baixo São Francisco do Governo de Sergipe, coordenada por Eliane Aquino. Durante a reunião, cerca de 50 representantes e lideranças comunitárias dos municípios que compõem o território do Baixo São Francisco Sergipano apontaram as principais necessidades de capacitação em suas comunidades.

O superintendente regional da Codevasf, Said Schoucair, afirmou que o objetivo da empresa é proporcionar novas oportunidades para as famílias da região do Baixo São Francisco. "A Codevasf é uma empresa que tem como missão principal trazer o desenvolvimento. Já temos uma grande parceria com o Governo do Estado em diversas áreas e agora queremos fortalecer esse vínculo com a realização de capacitações", disse o superintendente.

A coordenadora da Assessoria de Acompanhamento de Projetos para o Baixo São Francisco, Eliane Aquino, ressaltou a importância de dialogar com as comunidades para o sucesso das ações. "O nosso objetivo hoje é conhecer a vivência de vocês e saber quais são as principais necessidades. O Governo de Sergipe está preocupado com a região do Baixo São Francisco e queremos dar continuidade às ações para o desenvolvimento desse território", afirmou.

Durante a reunião, Michele Souza, representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), apresentou os cursos ofertados pela instituição que podem atender às demandas locais. Atualmente, o Senar é um dos parceiros do Projeto Amanhã, iniciativa social da Codevasf. 

Participaram da reunião também o gerente regional de Administração da Codevasf, Walter Uchôa, e o chefe do Escritório de Apoio Técnico de Propriá, Marcos Caetano.

Jucilene Santana, apicultora e membro da Associação Brejo-Grandense de Criadores de Abelhas e Artesãos, declarou que a reunião representou uma chance de a população da região apresentar seus projetos. "Eu acredito que a melhor política pública é aquela que vem da base. Somos gratos por essa oportunidade de nos expressarmos e de poder falar sobre os nossos anseios", disse a apicultora.

A proposta da Codevasf e do Governo de Sergipe é reunir órgãos parceiros e criar um calendário de capacitação para ser executado ao longo do ano de 2016. Com a realização do levantamento, a próxima etapa será verificar que instituições ofertam cursos que possam atender às demandas apontadas pelas comunidades do Baixo São Francisco Sergipano.

Fonte: Codevasf

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais