Rio São Francisco: 500 anos

0

Hoje, quinta-feira, é o grande dia do rio São Francisco, o rio da Unidade Nacional, o Velho Chico tão cantado e decantado, mas, ao mesmo tempo, tão sofrido. A comemoração é de seus 500 anos de descobrimento, façanha atribuída ao navegador italiano de Florença, Américo Vespúcio. Atualmente, o Velho Chico está precisando com urgência de revitalização, porque, se morrer – e do jeito que está não há outro futuro – sofrem todos aqueles que vivem de suas águas, de sua pesca. O presidente da República chegou a cogitar de vir para a grande festa natalícia, mas preferiu fazer uma solenidade no dia 10 em Pirapora, Minas Gerais, para anunciar um projeto de revitalização do Rio. Nada mal para quem até pouco tempo cogitava em transpor suas águas para outros rios, o que agravaria sem dúvida a existência do Rio. A festa pelos 500 anos transcorre nos dois lados do Rio, em Sergipe e em Alagoas.
SERGIPE – Em Sergipe, como já foi divulgado nesse noticiário, há festa em Propriá e em Canindé do São Francisco. Nesta última, a grande atração é Elba Ramalho, na noite de sexta-feira. Em Propriá, instala-se nessa quinta-feira o Governo de Sergipe, através dos seus dois poderes, o Executivo e o Legislativo. Às 9h30min, Albano Franco, juntamente com todo o seu Secretariado, transfere o Governo para Propriá. À tarde, a Assembléia Legislativa, junto com o Fórum do São Francisco, concretizam o Parlamento do São Francisco. À noite, um show na Orlinha de Propriá reúne, entre outras atrações, o grupo Bago de Jaca e a banda Cabeça de Frade.
ALAGOAS – Na cidade alagoana de Penedo, as atividades comemorativas aos 500 anos do Rio começam às 11 horas, com a reabertura do Teatro Sete de Setembro, seguido de assinatura de acordo de cooperação do Projeto Monumenta/BID, entre o Ministério da Cultura e o município de Penedo. Às 15 horas, na Orla de Penedo, ocorre o lançamento da Pedra fundamental do Marco dos 500 anos. A cantora Elba Ramalho, também se apresenta na programação de Penedo, mas só no sábado, às 10 horas da noite. Foi anunciada a vinda do Presidente da República e do Vice-Presidente, mas nada disso terminou ocorrendo.

 

Comentários