Rio Sergipe faz aniversário hoje

O rio Sergipe está fazendo aniversário hoje e a festa começa cedo. A partir das 8h30, na orlinha do bairro Industrial, serão realizadas várias manifestações culturais. Foi em 3 de novembro de 1825 que oficialmente o rio Sergipe foi reconhecido como o que banha o município de Aracaju, mas somente este ano a data foi estabelecida através de um projeto de lei da deputada estadual Ana Lúcia (PT).

 

O ato contará ainda com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, o ex-vereador de Aracaju José Antônio Góis, o Goisinho. No entanto, a organização da festa está sendo feita pelo vereador Iran Barbosa e pela deputada estadual Ana Lúcia.

 

“Segundo estudos do Comitê da Bacia do rio os principais problemas são o lixo, os esgotos e o desmatamento e ocupação desordenada de suas margens”, informa a deputada Ana Lúcia. Ela lembrou que o ato de hoje não é só uma ação comemorativa do rio Sergipe, mas uma etapa dentro de uma série de atividades de sensibilização das autoridades e da população para a revitalização.

 

O rio Sergipe nasce na Serra Negra, localizada na divisa entre os Estados da Bahia e Sergipe. Em terras sergipanas entra por Nossa Senhora da Glória e de lá percorre seus longos 210 quilômetros até desaguar no oceano Atlântico. Nesse caminho, ele atravessa 26 municípios em Sergipe.

 

Os principais problemas hídricos e ambientais da bacia são lixeiras a céu aberto, deficiências de sistema de esgoto, desmatamento, contaminação por fontes diversas e irregularidades no abastecimento de água, má qualidade de água, uso intensivo de agrotóxicos, desperdício de água, exploração de areia/argila, queimadas, deficiência de educação ambiental, pesca e caça predatórias e enchentes.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais