Salgado: Encontro debate uso da água nas irrigações

Objetivo foi debater os problemas enfrentados durante a estiagem (Foto:
Ascom/PMS)

Foi realizado na sede da Associação de Desenvolvimento Comunitário do povoado Moendas, em Salgado, um encontro que teve como objetivo debater as dificuldades enfrentadas pelos lavradores no período de estiagem. Os gestores das secretarias de sMeio Ambiente e Recursos Hídricos e de Agricultura e Irrigação, Maria Aparecida Lacerda de Albuquerque e José Ribeiro Neto representaram a prefeitura.

Na oportunidade, o gerente regional da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Valbério Paolilo dos Santos, falou das principais dificuldades encontradas no período de seca. Ele ressaltou que Salgado tem um potencial diferenciado em relação a outros municípios, sendo necessário ter precaução no uso da água para as irrigações. “Há dois anos a região está sofrendo com seca, fato que reflete na mesa do consumidor”.

O gerente advertiu que cerca de 60% a 70% da água consumida no Brasil está sendo utilizada na agricultura. “Não esquecendo que a água é um bem de domínio público como consta na Lei Nacional de Recursos Hídricos, que gerencia e regulamenta o uso da água”, explicou.

Maria Aparecida ressaltou a importância da preservação dos mananciais. “Estamos contatando para viabilizar mudas para o processo de replante que servirão como um resgate das áreas degradadas, pra isso, é que estamos pontuando os principais locais afetados”, informou.

Já o secretário municipal de Agricultura e Irrigação alertou para outro problema: o das irrigações clandestinas. “Precisamos legalizar essa situação para que o sistema não seja afetado no futuro”.

Paulo César Sales Alexandre, presidente da associação do povoado Moendas, também não escondeu sua preocupação. “Estou bastante preocupado com o uso da água nas irrigações, onde precisamos preservar o Riacho Siri, Piauitinga e outros da região”, enfatizou,.

Participaram também da reunião, o presidente da Câmara Municipal de Salgado, vereador José Aécio Santos de Jesus (PT), representantes de sindicato, associações e convidados.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais