São João: 11 vítimas de queimaduras foram atendidas no Huse

São João: 11 vítimas de queimaduras foram atendidas no Huse (Foto: Ascom/Huse)

O Hospital de Urgências de Sergipe – Gov. João Alves Filho (Huse) registrou o atendimento de 11 pessoas vítimas de queimaduras em decorrência dos fogos de artifício. Os dados correspondem à véspera e ao dia de São João, 23 e 24 respectivamente.

Segundo a unidade hospitalar, na véspera de São João, dia 23, devido o acendimento de fogueiras e a queima de fogos, houve também o maior número de incidentes por queimaduras, onde as vítimas receberam atendimento na sala de retaguarda do pronto-socorro, montada exclusivamente para essa finalidade, onde 11 pessoas foram vítimas de queimaduras no total, sendo 9 por fogos de artifício e as demais apresentaram lesões por álcool, óleo e leite quente.

“Destas, cinco pessoas apresentaram maior gravidade sendo encaminhadas para a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) onde recebem cuidados especiais, as demais foram medicadas e em seguida receberam alta hospitalar”, destacou o Huse.

Ainda segundo o Hospital, a noite do dia 24 apresentou um percentual elevado de vítimas por queimaduras. Foi também o segundo dia do ano com maior ocorrências do tipo, com registro de 6 vítimas, sendo 2 por fogos de artifício, além de ferimentos por líquido quente e queimadura por fogo, todas as pessoas com queimaduras atendidas na sala de retaguarda, mas o que chama a atenção é a quantidade de crianças, representando a metade das ocorrências, um terço das vítimas apresentaram maior gravidade e ficaram internadas na UTQ.

A superintendente do Huse, Adriana Meneses, afirma que o hospital se preparou bem para enfrentar esse período de retomada dos festejos juninos, após dois anos sem eventos. “Estamos com nosso estoque de curativos especiais reforçado para grande e pequenos queimados, já era esperado números maiores que no ano passado, por exemplo, também realizamos ações educativas e orientações por meio da comunicação visando fazer esse alerta, a imprensa é uma grande parceira, cumprindo a sua função social e massificando os cuidados”, disse.

por João Paulo Schneider 

Com informações do Huse 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais