São João e São Pedro não serão chuvosos, segundo previsão

O volume de chuvas previsto para o início de julho é de 150 milímetros (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O São João dos sergipanos não deverá ser comprometido pelas chuvas. No período que vai desta quarta-feira, 23, até o dia 29, o tempo deverá permanecer apenas nublado, com ocorrências de chuvas finas. A grande advertência para esse período chuvoso, de acordo com informações do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), é a ocorrência de uma precipitação máxima de chuva, prevista para ocorrer no dia 30 de junho a 10 de julho.

O evento extremo, de chuvas intensas, terá incidência na Costa de Sergipe e Alagoas. 

Conforme já previsto durante encontro de meteorologistas em Sergipe para elaboração do boletim de previsão climática para o setor Leste do Nordeste, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a possibilidade foi prevista e margeia a possibilidade de chuvas intensas sobre o Estado.

Considerando à previsão, o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, alertou para ocorrência de chuvas tempestivas: de tempo menor e volume maior. “Embora com a previsão apontando para ocorrências de chuvas dentro da média, as chuvas intensas poderão ocorrer entre 30 de junho a 10 de julho. O problema dessa situação é o volume de chuvas em poucas horas. O acumulado poderá chegar acima de 150 milímetros, uma concentração de precipitação de 3 a 6 horas”, alertou Overland.

O meteorologista explicou ainda sobre as dificuldades inerentes à situação do período de inverno, o qual traz consigo variáveis climáticas e, sem o descarte da possibilidade de episódios de chuvas intensas, conforme ocorreu no Estado atingindo fortemente o município de Estância.

“A drenagem fica pouca para um volume tão rápido de pluviosidade, causando grandes impactos. A situação para cidades com rios próximos, pode ser semelhante ao ocorrido recentemente no município de Estância, onde o rio Piauitinga transbordou”, comentou Overland.

Ascom/Semarh

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais