SE foi o terceiro estado do país que mais reduziu latrocínio em 2018

Anuário da Seguraça Pública foi divulgado nesta terça-feira, 10 (Foto: divulgação)

A 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira, 10, mostrou que Sergipe foi o terceiro Estado do Brasil que mais reduziu o crime de latrocínio em 2018. O estudo apontou uma queda de 45,5% em relação ao ano de 2017.

Segundo o Anuário, o estado que mais reduziu latrocínio foi Roraima (81,3%); seguido por Pernambuco com 47,7%. Em números absolutos, Sergipe registrou em 2017, 59 latrocínios, caindo 32 no ano de 2018. Se comparar a taxa de latrocínio por 100 mil habitantes, o estado deixou a alta taxa de 2,6% (2017) para 1,4% (2018).

De acordo com a delegada-geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza, os números do Anuário confirmam uma tendência de queda de todos os crimes violentos letais intencionais registrados em Sergipe. “Houve um investimento forte na área de inteligência, compartilhamos investigações e nos reunimos semanalmente no gabinete do secretário de segurança e no gabinete da Delegacia Geral para acompanhar as estatísticas e planejar operações em determinadas localidades onde os crimes aconteceram”, destacou.

A SSP informou também que a inauguração do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri) e realizações de operações por parte da Polícia Militar em horários estratégicos ajudaram na redução dos índices de latrocínios.

Furtos de veículos

A SSP confirmou também que o Anuário da Segurança Pública apontou que os roubos e furtos de veículos em Sergipe apresentaram redução de 10% e 16%, respectivamente.

Segundo os dados, no tocante ao roubo de veículos, em 2017, foram registrados 2.815 casos, contra 2.639 em 2018. Em outras palavras, a taxa de incidência dessa prática criminosa – a cada 100 mil, a partir dos dados informados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) – caiu de 379,8 para 341,7. Os números expressam uma redução de 10% na ocorrência de roubos de veículos em Sergipe.

Ainda de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2017 foram contabilizadas 886 ocorrências de furto de veículos no estado, uma taxa de incidência de 119,5. Já em 2018, esse número reduziu para 776, ou uma taxa de 100,5. Os dados revelam que houve uma redução de 16% na ocorrência da prática de furto de veículos em todo o estado de Sergipe.

A SSP atribuiu as reduções à ampliação da equipe da DRFV, que passou a contar com uma divisão noturna focada no atendimento às vítimas, para o reconhecimento de suspeitos; às operações realizadas em ferros-velhos que resultaram em prisões de receptadores de veículos, impactando diretamente nos autores dos furtos e roubos; à colaboração da sociedade por meio do Disque-Denúncia (181) e à parceria com a PM.

Com informações da SSP/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais